Escrituras mobiliárias podem ser feitas por videoconferência

Em Barueri, ato pode ser agendado por site, e-mail ou telefone (Foto: Pixabay)
Nesta semana, o 1º Tabelião de Notas e Protesto de Alphaville - Barueri começou a realizar escrituras de compra e venda de imóveis por meio de videoconferência. A novidade visa evitar aglomerações e o deslocamento em meio à pandemia da Covid-19. Doações, divórcios, inventários e demais atos notariais também estão sendo feitos desta forma. 

"A possibilidade da realização dos serviços essenciais dos cartórios por videoconferência contribui com o momento de isolamento social que estamos vivendo, além de ser um avanço tecnológico importante para os serviços e para o cidadão, trazendo comodidade à população", explicou Ubiratan Guimarães, titular do 1° Tabelião de Notas e Protesto de Alphaville.

Como funciona
A videoconferência é conduzida pelo tabelião de notas. Ele indicará a abertura da gravação, a data e hora de seu início e o nome dos participantes. Ao término, é feita a leitura na íntegra do conteúdo e são colhidas as manifestações de seus participantes. 

"Os atos eletrônicos estão regulamentados pelo Provimento n° 100/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado no mês de maio", afirmou o cartório em nota.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve entrar em contato com o cartório para enviar seus dados e agendar a data e horário para a assinatura. É só a partir desse procedimento que o usuário terá acesso à plataforma do e-Notariado.

Em Barueri, o agendamento de atos pode ser feito por três canais de atendimento: site (tabeliaodebarueri.com.br), e-mail ([email protected]) ou telefone (11 4166-7777). 

Veja mais notícias sobre Imóveis.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 09 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário