Cidades

Após quase dois anos, Barueri libera o uso de máscara em ambientes abertos

Flexibilização Cidades

Após quase dois anos, Barueri libera o uso de máscara em ambientes abertos

Medida segue uma medida do governo estadual, anunciada nesta quarta (9). Índices da doença no estado têm caído 

Gestão informou que se o governo de SP decidir retirar o uso de máscaras em locais fechados, Barueri também vai seguir (Foto: Graziela Costa/Folha de Alphaville)

Após um ano e dez meses, nesta quarta-feira (9), foi decretado o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos em todo o estado de São Paulo. A medida vale para espaços, como ruas, praças, parques e estádios. Barueri informou à reportagem que seguirá a recomendação. 

Em locais fechados, como no transporte público e dentro de salas de aula, a utilização deste equipamento de proteção segue obrigatória. Porém, o governador João Doria afirmou que, até o dia 23, serão avaliados os indicadores para uma possível liberação completa do uso das máscaras em todos os ambientes. 

Durante coletiva de imprensa, o coordenador-executivo do comitê científico do estado, João Gabbardo alertou que pessoas com sintomas gripais, por exemplo, devem continuar usando máscara em qualquer situação e local. 

"Pessoas não vacinadas por qualquer razão devem continuar usando máscaras. Imunodeprimidos e pessoas com doenças crônicas também têm essa recomendação, e por último, em ambientes abertos, mas com grandes aglomerações, há uma recomendação para que as pessoas se protejam", disse. 

A Prefeitura de Barueri declarou à Folha de Alphaville que seguirá o Estado e que a medida de retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertas também vale para a cidade. 

"Daqui a 15 dias, se a decisão do governo de São Paulo for retirar o uso de máscaras em locais fechados, Barueri também vai seguir", apontou a gestão. 

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não deu um posicionamento sobre o assunto.

Panorama 

O governo de SP anunciou que um dos fatores decisivos para a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos, além da queda dos índices de casos, óbitos e internações, foi a vacinação contra a Covid-19. O estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada. 

Barueri também se aproxima deste objetivo. Segundo dados da plataforma Vacinômetro da gestão estadual, até quinta-feira (10), 88,32% da população estava com esquema vacinal completo, ou seja, com duas doses ou dose única. 

Em Parnaíba, este número é ainda maior, chegando a 89,73% dos moradores totalmente imunizados nesta quinta (10). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/