ViaOeste conclui penúltima aduela da Ponte Guilherme de Almeida
Obra integra o projeto de duplicação da Castello Branco
A CCR ViaOeste realizou a 16ª concretagem da aduela do apoio 7 no sentido Oeste (interior) da estrutura, etapa que representa a penúltima peça necessária para o fechamento do vão principal da Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, e que deixa a obra a um passo do esperado "beijo" – o encontro entre as aduelas centrais da ponte.
Com esse avanço, resta apenas uma aduela para a conclusão do vão principal, cuja junção está prevista para acontecer já na próxima semana, no dia 16 de setembro. O momento será simbólico e marcará um dos capítulos mais aguardados da obra, que integra o conjunto de melhorias da implantação das novas vias marginais da Castello Branco (SP-280).
Enquanto o lado Oeste se aproxima do encontro final, o lado Leste também segue em ritmo acelerado. A previsão é que o "beijo" desta frente ocorra no fim de outubro, consolidando mais uma etapa desse projeto que vai ampliar a capacidade de tráfego e garantir mais segurança para milhares de motoristas que circulam diariamente pela região oeste paulista.
Inovação estrutural e destaque técnico
As pontes Guilherme de Almeida se destacam pelo uso do sistema construtivo em balanço sucessivo, solução técnica avançada que permite vencer grandes vãos com estabilidade e segurança. As estruturas abrigam o maior vão em balanço da América Latina em área urbana, com 170 metros, e aduelas com volumes de até 90 m³ – acima da média brasileira – exigindo soluções específicas em logística, formas e concretagem.
Benefícios para a mobilidade
A conclusão das novas pontes trará melhorias significativas para a fluidez do tráfego na região de Barueri e arredores. Com a separação do tráfego de longa e curta distância, os condutores terão acesso mais ágil às marginais, facilitando o deslocamento nos trevos dos km 23 e km 26. Esse avanço contribuirá para mais segurança, conforto e eficiência viária, seja no sentido São Paulo ou Interior.
Projeto de duplicação das marginais Castello Branco
As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da SP-280, especialmente em trechos de grande fluxo.
A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região.
Para mais informações e atualizações sobre as obras, acesse o site.