Bitucas de cigarros: a maior fonte de poluição dos oceanos

bituca_praia
Estima-se que 5,6 trilhões de cigarros são fabricados anualmente no mundo. (Foto: Divulgação)

O cigarro ganha do plástico e é o maior responsável por poluição dos oceanos.

Estima-se que 5,6 trilhões de cigarros são fabricados anualmente no mundo. A maioria contém um filtro feito de acetato de celulose, que pode levar uma década para se decompor. Recente reportagem da NBC afirma que as pontas de cigarro são uma das maiores fontes de poluição oceânica do mundo. 

A Ocean Conservancy tem conduzido operações de limpeza de praias nos últimos 32 anos. Bitucas de cigarro, quase 60 milhões delas, são as peças mais coletadas de lixo. 

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), filtros de cigarro foram criados na década de 1950 pela indústria do tabaco, em um esforço para tornar o tabagismo uma alternativa "saudável" para os cigarros sem filtros. Como sabemos agora, as alegações de que os cigarros filtrados eram "mais saudáveis" eram fraudulentas ", disse a OMS em seu relatório.

Apesar das bitucas de cigarro serem o item mais sujo do mundo, elas também são as menos legisladas. Várias organizações estão sugerindo, desde pedir uma proibição total de filtros, até o desenvolvimento de alternativas biodegradáveis.

Veja mais notícias sobre VídeosMundo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 22 Outubro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário