Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira em show
25 de outubro às 19h | 26 de outubro às 18h
SEIS DÉCADAS DA VOZ DE UM PAÍS - por Leonardo Lichote (jornalista)
Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira em show que trará inéditas em meio a clássicos — e cujas principais referências são espetáculos como 'Rosa dos ventos' (1971) e 'A cena muda' (1974)
Maria Bethânia lembra — "perfeitamente", como me contou em entrevista em 2021 — de sua estreia no espetáculo "Opinião", em fevereiro de 1965. A amiga Thereza Aragão a recebendo e a encaminhando para o camarim modesto do Teatro Opinião, de luz âmbar, com um espelho quadrado na parede. Sua calma contrastando com o nervosismo de seu irmão Caetano Veloso. Sua insatisfação com o penteado que lhe fizeram — e a afirmação da personalidade forte se mostrando já ali, quando ela decidiu, minutos antes de entrar no palco, prender o cabelo no coque que virou uma marca sua naquele primeiro momento da carreira. A felicidade com que entrou no palco, descalça, para cantar "É de manhã". A aclamação de "Carcará" naquele Brasil que há quase um ano vivia uma ditadura militar.
Era a primeira vez que Bethânia se apresentava num palco fora da Bahia, onde já começava a se mostrar como cantora em shows coletivos que reuniam jovens artistas locais como Caetano, Gil, Gal e Tom Zé. Em passagem por Salvador, Nara Leão a ouviu cantar e, pouco tempo depois, a indicou para substituí-la no "Opinião", abrindo espaço para a estreia nacional da baiana.
Agora, seis décadas depois, a cantora prepara um show em celebração à caminhada iniciada ali, naquele pequeno teatro de Copacabana. Uma trajetória que cravou seu lugar na história da música de nosso país — e, ainda mais importante, no coração de milhões de brasileiros que foram tocados pelo calor cortante de sua voz, que conjuga aspereza e doçura, dengo e contundência, drama e mel, mares e oásis.
Apresentações:
25/10/2025 (sábado)
26/10/2025 (domingo)
Horário do show:
19h (25/10)
18h (26/10)
Abertura dos portões:
17:30 (25/10)
16:30 (26/10)
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo, São Paulo - SP, 04727-002
Classificação: 16 anos. Menores de 05 a 15 anos, apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais. *Sujeito a alteração por Decisão Judicial.
Bilheteria Oficial – sem taxa de serviço
Tokio Marine Hall
- Atendimento/venda a partir das 11h.
- Às 17h, o acesso à fila será encerrado.
- O atendimento seguirá normalmente até que os ingressos se esgotem ou até que todas as pessoas que já estiverem na fila sejam atendidas.
*Com informações de TicketMaster