Domingo, 17 Outubro 2021

Vídeos

4 flores para inovar na gastronomia em casa

primavera Vídeos

4 flores para inovar na gastronomia em casa

 Chef Fred Avellar ensina como usar o ingrediente para perfumar e colorir os pratos

Chef Fred Avellar ensina como usar o ingrediente para perfumar e colorir os pratos. (Foto: Divulgação(

Com a chegada da primavera, os jardins ganham vida e novas cores. As flores, com sua beleza e perfume, podem ser iguarias de sucesso em muitos pratos.

Há registro de flores usadas na gastronomia desde a Grécia Antiga e muitas delas já fazem parte do nosso cardápio. Manjericão, alcachofra, brócolis e couve-flor são exemplos destes ingredientes que estão nas nossas mesas quase todos os dias. A diferença é que elas não são ornamentais ou o que chamamos de flores de jardim.

O chef Fred Avellar, da Cozinha do Fred, ensina como usar esse ingrediente rico e exótico para enfeitar e saborizar as mais diversas preparações.

Flor de Mel (Álisso)

Delicada e em várias cores, essa flor recebe esse nome pelo aroma suave de mel. Seu sabor é suave, levemente doce e seus tons e tamanho garante leveza aos pratos.

Flor de Tagetes

Também conhecida como "cravo de defunto" é muito usada na decoração do "Día de los Muertos", no México. Da família do girassol, seu sabor varia entre a menta e o coentro. Suas pétalas alaranjadas podem ser um bom substituto do açafrão em muitos preparos.

Flor de Calêndula

Conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias tem um aroma muito suave. Seu sabor varia do amargo leve, ao doce. Às vezes apimentada. Ótima para preparar chás. Quando salteada em azeite libera um sabor que remete ao açafrão, o que lhe garante o nome de "açafrão dos pobres".

Flor de Capuchinha

Talvez uma das mais conhecidas para uso culinário. Seu sabor é levemente picante e lembra agrião. Sua semente pode ser usada como pimenta e é rica em vitamina C.

Além das flores citadas, há muitas outras que podem figurar na culinária, como: rosa, madressilva, hibisco, amor-perfeito e dente-de-leão. "Cada uma delas possui sabores e característica únicas, que combinadas com os elementos certos podem dar vida aos pratos" – completa Fred.

Cuidados

O profissional alerta que antes de usar flores na cozinha é importante tomar alguns cuidados. "Não compre flores em floriculturas para uso culinário, pois elas podem ter sido tratadas com agrotóxicos. Sempre busque por fornecedores com garantia de procedência para o uso culinário." Além disso, grávidas devem evitar consumir o ingrediente, pois algumas espécies podem ser prejudiciais. 

Saiba como fazer chocolate com flores comestíveis:

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/