Quarta, 24 Abril 2024

Política

Saneamento está entre os principais desafios para os próximos prefeitos

Política

Saneamento está entre os principais desafios para os próximos prefeitos

O alerta foi dado pelo Instituto Trata Brasil. Candidatos da região falaram sobre seus planos para a área 

A lista dos desafios dos próximos prefeitos é extensa, principalmente por conta da falta de recursos provocada pela pandemia. Entre os principais temas está o saneamento básico, o alerta foi dado pelo Instituto Trata Brasil. O objetivo, segundo o órgão, é incentivar os candidatos a colocarem em seus planos de governo a questão.

A Folha de Alphaville entrevistou, com exclusividade, os disputantes ao cargo majoritário na região sobre o tema. Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PSDB), que busca a reeleição, afirmou que o município está bem encaminhado. "O abastecimento de água potável cobre 100% da cidade, a coleta de esgoto atinge mais de 92% e a coleta de resíduos sólidos é excelente. Já na drenagem, vamos investir R$ 250 milhões para construir três piscinões que vão conter os alagamentos", contou.

O representante do PT, Baltasar Rosa, avaliou que Barueri tem muito o que fazer na coleta e tratamento de esgoto, destinação de resíduos sólidos, gestão dos rios urbanos e águas pluviais. Ele planeja, se vencer nas urnas, contar com a participação popular na fiscalização das obras referentes ao saneamento, estimulada pelo poder público.

O Professor Balde (PSOL) disse que seu objetivo é acompanhar o crescimento da cidade sem deteriorar o sistema de saneamento básico. "O que nos preocupa é o crescimento demográfico dos últimos 10 anos, quando passamos de 241 mil para quase 300 mil habitantes", 

Julio Leal (PMN) quer colocar uma equipe técnica focada em reestruturar o Plano Municipal de Saneamento Básico, "com ações que deverão ser iniciadas desde o primeiro ano do meu governo. Formarei entre as Secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Municipais e de Saúde e as demais envolvidas, um comitê engajado na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico", contou.

O capitão Ataliba (PODE) verificará a viabilidade de implantar para todas as residências, 100% de água tratada, coleta e tratamento de esgoto.  "Hoje temos lançamento de esgoto a céu aberto e em vias pluviais, o que implica em problemas de saúde pública e poluição do nosso braço de rio, atualmente os números e trabalhos apresentados são contestáveis", ressaltou.

Mari Tavelli (PSB), se for escolhida como prefeita, irá encomendar um estudo para que o material despejado no Tietê passe a ser tratado. "Nosso projeto já prevê uma coleta pluvial rápida, evitando alagamentos. No caso do projeto de galerias do Belval, iremos revisar o programa e buscar melhorias, buscando evitar o mal cheiro e permitir o escoamento", explicou.

O candidato do PROS, Reinaldo Monteiro, informou que tem um planejamento para área habitacional com energia solar e captação de água da chuvas. "Bairros modelos, todos eles já com toda infraestrutura e saneamento básico -100% de esgoto tratado na cidade", disse.

Santana de Parnaíba
Na cidade de Santana de Parnaíba, o ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD) disse que a maior parte do município carece de rede de esgoto. "Pretendo tratar disso diretamente com a Sabesp (que detém a concessão). Reconheço que a questão da água avançou bastante, mas a do esgoto não progrediu nada. A concessão foi renovada a toque de caixa. Temos que rediscutir, vamos ter que investir dinheiro municipal nessa questão".

Dr. Danilo Ferraresi (PTB) ressaltou que saneamento é uma das prioridades de seu plano de governo. "Vamos fazer cumprir as determinações contratuais com a Sabesp para resolver de uma vez essa grave deficiência do município. Mas vamos além, gestão de resíduos - o lixo, a reciclagem e o respeito ao meio ambiente", ressaltou. O candidato do atual prefeito Elvis Cezar (PSDB), Marcos Tonho, também tucano, não retornou a reportagem.

A Juliana Capitã e Médica (PRTB) falou que a proposta é utilizar o Novo Marco do Saneamento Básico para efetivamente realizar a infra estrutura que falta na cidade. "É preciso reaproveitar as águas de chuva, realizar redes coletoras pluviais, redes e estações de tratamento de esgoto, ampliação da rede de água para todas as residências, obras de prevenção à enchentes, para que nós não sejamos vítimas da falta de saneamento, o básico para uma cidade", argumentou.

O concorrente do PSOL, Dr. Daniel Junior, pretende atuar em parceria com o Estado e União visando oferecer saneamento ambiental, criar métodos alternativos de tratamento de esgoto locais, reaproveitar água das chuvas, entre outros projetos.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/