Quinta, 18 Abril 2024

Política

PSDB quer eleger ao menos duas vereadoras em Barueri em 2020

Política

PSDB quer eleger ao menos duas vereadoras em Barueri em 2020

Cada partido terá de indicar um mínimo de 30% de mulheres filiadas para a chapa que disputará a corrida eleitoral 

| Desproporcional. Barueri não tem nenhuma vereadora, enquanto Parnaíba tem apenas 2 de 17, Enfermeira Nelci e Sabrina Colela (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
Presidente municipal do PSDB de Barueri, Joaldo Macedo, o Magoo, diz que o partido está fazendo um "grande trabalho" para incentivar as candidaturas femininas nas eleições municipais deste ano. Segundo ele, a agremiação prevê eleger de três a quatro vereadores no pleito, dos quais ao menos duas mulheres. "O trabalho do PSDB é voltado a incentivar a participação políticas das mulheres, não só preencher cota", diz.

Com o fim da possibilidade de coligação nas eleições proporcionais cada partido terá de indicar um mínimo de 30% de mulheres filiadas para a chapa de vereadores que disputará a corrida eleitoral. Em Barueri, o PSDB deve lançar uma lista com 32 candidatos à Câmara, o que significa que, destes, ao menos 9 serão mulheres.

"Nós queremos dar espaço para a mulher nas cidades da região, e que elas entrem em pé de igualdade com os homens, porque a sociedade não aceita mais que uma Câmara com 21 vereadores não tenha sequer uma mulher", afirma o presidente do partido.

Em Santana do Parnaíba, a situação não é muito diferente. Dos 17 vereadores, apenas duas são do sexo feminino, o equivalente a 11,7% do total. Em termos populacionais, as mulheres são 50,7% dos habitantes do município, enquanto em Barueri o percentual é de 51,4%, segundo os dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2010.

Para Magoo, um obstáculo para aumentar a participação feminina na política é o desinteresse de uma fatia das mulheres. "O aumento das candidaturas femininas vai depender muito das mulheres se apresentarem e se posicionarem", afirma. "No PSDB eu tenho tido alguma dificuldade, mas tenho certeza que vão surgir bons nomes", diz.

Uma das candidaturas femininas que já estão garantidas, segundo ele, é de Mari Rodrigues, mulher do dirigente. "Todas as candidatas terão o mesmo tratamento", diz.

Mapa Mulheres

Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, divulgado em março do ano passado pela Organização das Nações Unidas, o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados no ranking de representatividade feminina no Parlamento, com 15% de participação de mulheres. Já no ranking de representatividade feminina no governo, o Brasil está em 149° no ranking em um total de 188 países. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/