Sexta, 26 Abril 2024

Política

Número de filiados a partidos políticos cai pela primeira vez em 10 anos

Política

Número de filiados a partidos políticos cai pela primeira vez em 10 anos

Eleição de 2022 mostra redução em pessoas interessadas na política 

Em meio à polarização nacional e ao discurso antipolítica que têm marcado os últimos anos, o número de filiados a partidos políticos caiu pela primeira vez em dez anos nas cidades de Barueri e de Santana de Parnaíba.

Levantamento da Folha de Alphaville na base de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra recuo nos dois municípios, mesmo com as mudanças partidárias ocorridas em 2022 na janela partidária.

O cenário segue a tendência nacional que também teve queda no número de eleitores - no entanto, o Brasil já vinha caindo desde 2018. Atualmente, há 16,1 milhões de eleitores inscritos em um partido pelo país. Em 2020, eram 16,6 mi e, em 2018, 16,8 mi.

No caso de Barueri e Parnaíba, as duas cidades ainda registraram alta no ano de 2020, quando juntas saltaram de 29 mil militantes para 32 mil. Este ano, contudo, os dois municípios voltaram a 31 mil, fato inédito na década.

As informações sobre as filiações neste momento consolidam o interesse de quem entrou em um partido político buscando a disputa das eleições deste ano, já que o prazo para se filiar em tempo de se candidatar terminou em abril - seis meses antes da votação em outubro.

Para ter ideia, em 2010, eram 22 mil eleitores filiados e, ano a ano, os partidos foram registrando altas a cada nova disputa eleitoral. As eleições para deputado federal e estadual costumam ter adesão menor nos municípios do que as disputas municipais, mas mesmo assim registram alta entre 2012 e 2020.

A queda também foi influenciada pelas mudanças partidárias. O União Brasil, por exemplo, nascido da união de PSL e DEM, conta com menos adeptos do que as duas legendas tinham em 2020. São 824 membros em Barueri e 738 em Parnaíba - uma perda de quase 700 militantes na comparação com dois anos atrás.

Alguns partidos também deixaram de existir ao ser incorporados a outras legendas, casos de PRP, PHS e PPL, mas nesses casos boa parte dos filiados foram para as novas legendas.

Influência presidencial

A ida do presidente Jair Bolsonaro para o PL não mudou a cena da legenda na região. O PL perdeu nove filiados em Barueri, comparando com a eleição de 2020, enquanto manteve o mesmo número de 368 simpatizantes em Parnaíba.

Por outro lado, o PT do ex-presidente Lula foi a legenda que mais ganhou adeptos em Barueri - 66 novos militantes. Em Parnaíba, por outro lado, a sigla perdeu nove membros.

Partido dos prefeitos

Outra mudança pouco sentida foi no PDT. A legenda que abraçou Elvis Cezar (PDT) como pré-candidato ao governo do estado teve um acréscimo de nove membros em Santana de Parnaíba. Outras legendas como PSD, Avante e Republicanos avançaram mais na cidade. Partido do prefeito Rubens Furlan, o PSDB ganhou um novo filiado nos últimos dois anos e perdeu 18 integrantes na cidade parnaibana. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/