Quinta, 25 Abril 2024

Política

Barueri conquista 1ª posição em ranking sobre competitividade

Política

Barueri conquista 1ª posição em ranking sobre competitividade

Levantamento foi realizado pelo Centro de Liderança Pública e considerou cidades com mais de 80 mil habitantes 

Segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado na quinta-feira (22), Barueri conquistou a 1ª posição no ranking de competitividade. O segundo lugar ficou com São Caetano do Sul (SP). Foram analisados todos os municípios do país com mais de 80 mil habitantes, num total de 405 cidades.

O estudo levou em conta os governos que mais buscam a melhoria da vida das pessoas, com políticas públicas baseadas em evidências.
A nota geral de Barueri foi 64,33, enquanto a média registrada das cidades brasileiras ficou em 46,61.

No critério econômico, o município conquistou a 2ª posição geral, com índice 53,88, a média nacional anotada foi de 28,28. Neste eixo, a melhor avaliação se refere à inovação e dinamismo econômico, com nota 65,12, no país o índice foi de 21,26. Telecomunicações ficou com 60,52, Inserção com 57,79 e Capital Humano em 20,98. Entre os destaques ficaram as seguintes medidas: empregos no setor criativo, complexidade econômica, crédito per capita, PIB per capita, entre outros.

À reportagem, o prefeito Rubens Furlan (PSDB) ressaltou que Barueri tem sido reconhecida em vários prêmios. "Mas este ranking é especial porque leva em conta todas as áreas. São indicadores de saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, economia, inovação, capital humano, telecomunicações, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública, ou seja, é uma avaliação geral da nossa gestão e estar no primeiro lugar de todo o Brasil mostra que o município está sempre à frente no atendimento das necessidades e desejos do povo", avaliou.

Saúde
Na área de saúde, a cidade aparece em 23º lugar, com nota 73,79. Quando analisado o acesso à saúde, o índice é de 72,44. A média brasileira ficou em 65,55. A qualidade da saúde no município ganhou avaliação 77,24. Já a qualidade da educação ficou com 69,87 e da segurança com 89,29.

Região
Na região, considerando as cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Santana de Parnaíba foi a segunda melhor colocada, em 14º lugar na lista nacional. Na sequência, aparece Osasco (31ª), Cotia (104ª), Jandira (166ª), Itapevi (171ª), e Carapicuíba (235ª).

Análise

O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a melhoria da gestão pública das cidades. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/