Sábado, 27 Abril 2024

Política

Após áudios misóginos, Igor e Emidio repudiam deputado Arthur do Val

Política

Após áudios misóginos, Igor e Emidio repudiam deputado Arthur do Val

O Mamãe Falei, do Podemos-SP, decidiu retirar sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo 

O parlamentar disse que decidiu desistir da pré-candidatura para preservar a terceira via (Alesp)

Após a divulgação de áudios em que o deputado estadual Arhtur do Val, o 'Mamãe Falei', filiado ao Podemos, disse que mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres"; o prefeito de Itapevi Igor Soares, o deputado estadual Emidio de Souza (PT) e a presidência nacional da sigla do parlamentar, repudiaram a atitude.

Igor saiu da presidência estadual do partido, quando foi decidido pela filiação do Arthur do Val no Podemos, por não concordar com a postura dele. "Agora, ao ter acesso a possíveis áudios do deputado sobre mulheres ucranianas, tenho convicção que fiz a melhor escolha. Lamentável a atitude do parlamentar que nunca teve o meu apoio e agora muito menos. Mais respeito, por favor!", disse.

O deputado Emidio vai abrir representação contra o Mamãe Falei no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O petista afirmou que "estou protocolando uma representação no Conselho por quebra de decoro parlamentar. Essa violência de gênero e misoginia não pode ficar impune", destacou.

A presidência nacional do Podemos também se manifestou. Segundo a sigla, "gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos", informou por meio de nota.

Desistência da pré-candidatura
Depois da polêmica, o deputado decidiu retirar sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo. "Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidência do Podemos, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo", escreveu em nota publicada no Instagram.
Do Val falou ainda que tomou essa decisão na tentativa de preservar o que chamou de "construção de uma terceira via". "O projeto não merece que minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo", completou.

A preocupação no Podemos é sobre como a polêmica envolvendo um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) pode recair sobre a pré-candidatura do ex-juiz Sérgio Moro, a quem o grupo se aliou. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/