Domingo, 28 Abril 2024

Política

Oito em cada 10 eleitores votaram em candidatos de fora de Barueri

Política

Oito em cada 10 eleitores votaram em candidatos de fora de Barueri

Em Parnaíba, votos para 'forasteiros' chegou a 61%

A ideia de que votar em candidatos da cidade pode ajudar o município a ter mais recursos não cativou boa parte dos eleitores de Barueri e de Santana de Parnaíba.

Ao menos metade dos eleitores optou por candidatos que não fazem parte das cidades a deputado estadual e, para a Câmara dos Deputados, a quantidade de votos chegou a 80% para políticos de fora.

Os dados foram levantados pela Folha de Alphaville e o resultado da eleição mostra que o temor de que nomes de 'forasteiros' tirassem votos de nomes da região já não é tão forte. Na eleição deste ano, Marmo Cezar (PDT) não conquistou a reeleição. Por outro lado, as cidades elegeram Bruna Furlan (PSDB) para a Assembleia Legislativa e Fábio Teruel (MDB) para a Câmara dos Deputados - apesar disso, Teruel obteve apenas 3,5 mil votos em Barueri, mas garantiu a vaga pela votação no estado.

A vitória de Bruna, com votação recorde em Barueri, fez com que a cidade tivesse o melhor cenário para estadual - do total de votos, 48% foram para candidatos da cidade. Contudo, sem a tucana na disputa da Câmara Federal pela primeira vez desde 2010, a situação foi distinta. Baruerienses deram 145 mil votos para candidatos de fora do município, enquanto apenas 44 mil foram para nomes da cidade.

Entre os mais votados, estão Fabio Oliveira, o Japa (União), com 11,7 mil votos, Rodrigo Rodrigues (PSC), com 9,3 mil e Milton Monti (PSD), 9,2 mil - nenhum deles conseguiu se eleger.

Natural

O voto em nomes de fora acaba sendo natural. Primeiro, porque a eleição é estadual. Segundo, porque a Câmara dos Deputados, além de ser um local que define o encaminhamento de dinheiro público para os municípios, é também onde se travam as discussões sobre projetos nacionais e de visões ideológicas distintas.

Daí o fato de que Guilherme Boulos (PSOL), da base do ex-presidente Lula (PT), e Carla Zambelli (PL), da base do presidente Jair Bolsonaro (PL) venham na sequência como os mais votados em Barueri, e estejam a frente de políticos de cidades vizinhas como Wesley Cezar, o Lelinho (PDT), e Silvinho Filho (PSD), candidatos de Santana de Parnaíba.

Além disso, vereadores de Barueri também apoiaram nomes de fora com a promessa de que eles irão levar as demandas da cidade para Brasília, casos de Fabião (PSDB), que apoiou o deputado federal Baleia Rossi (MDB) e Wilson Zufa (Republicanos), cuja campanha foi para Marcos Pereira (Republicanos).

Em Parnaíba, 60% votam em candidatos de fora e cidade fica sem deputado

Em Santana de Parnaíba, a situação foi semelhante para deputado estadual e federal com relação à votação. A cidade deu 39% dos votos para candidatos do município - em especial, Marmo e Lelinho, e mais de 60% para 'forasteiros' e alguns para políticos de cidades vizinhas.

A situação causou reclamações na Câmara Municipal. "Lamentamos aqueles que por ingratidão ou por ideologia política não devolveram aos nossos candidatos o voto, mesmo com o trabalho realizado no município", afirmou o vereador Nilson Martins (Podemos), ressaltando que Marmo Cezar destinou emendas para mais de 100 cidades, mas em especial para Parnaíba. "Alguns preferiram votar em [candidatos] que nem sabem para onde vão as emendas que enviaram".

Apesar disso, Marmo Cezar teve praticamente a mesma votação de quatro anos atrás, quando obteve 26 mil votos na cidade, onde o filho Elvis Cezar (PDT) foi prefeito por dois mandatos. Ele perdeu votos fora de Parnaíba. Em 2018, ele conquistou quase 60 mil votos fora da cidade, patamar que caiu para cerca de 36 mil este ano.

No caso de Lelinho, ele obteve 20 mil votos em Parnaíba, enquanto Silvinho Filho (PSD) ficou com 7 mil e a Capitã Médica Juliana (PTB) recebeu o apoio de 86 parnaibanos.

"Fico surpreso quando vejo 2.000 candidatos a deputado tendo voto em Parnaíba", disse Agnaldo Moreno (PSD). "Os 10 primeiros mais votados você conhece dois e depois vem uma galera que não vai representar a cidade de jeito nenhum".

Moreno sugeriu que o legislativo apresente uma moção para os eleitos que tiveram votos na cidade para tentar que o município tenha atenção no próximo legislativo federal. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/