Preços de venda de propriedades desaceleram, aponta FipeZap
Valorização foi mais expressiva em imóveis de um dormitório
De acordo com o Índice FipeZAP de maio, pela terceira vez consecutiva os preços de venda de imóveis residenciais desaceleraram no acumulado de 12 meses. A alta mensal no último mês foi de 0,46%, abaixo da variação registrada em abril (0,51%), mas ainda superior ao IPCA-15 do período, que subiu 0,36%, e ao IGP-M, que apresentou deflação de 0,49%.
O movimento indica que, mesmo em ritmo mais lento, o custo dos imóveis segue em trajetória de valorização.
"Essa é a terceira desaceleração seguida do índice e indica uma mudança na tendência dos reajustes, fruto do aumento da taxa Selic e do esgotamento dos recursos da poupança habitacional, que aumentaram o custo do crédito imobiliário", explica Paula Reis, economista do DataZAP.
Valorização
Segundo o levantamento, a valorização foi mais expressiva em imóveis de um dormitório, com alta de 8,89% em 12 meses e preço médio nacional de R$ 11.176,00 por m², acima da média geral de R$ 9.276,00 o m². Já as unidades com quatro ou mais dormitórios apresentaram valorização menor de 6,08%.