Sexta, 26 Abril 2024

Imóveis

Pesquisa mostra que varanda é importante pós-pandemia

Imóveis

Pesquisa mostra que varanda é importante pós-pandemia

Levantamento do Grupo ZAP revela mudança do consumidor na busca por um imóvel 

Clientes passam a preferir empreendimentos com visão desimpedida (Pixabay)

De acordo com um levantamento exclusivo do Grupo ZAP, responsável pelos portais imobiliários ZAP e Viva Real, sobre o mercado imobiliário e os efeitos do coronavírus no setor, varanda, vista livre e ambientes divididos serão características importantes na busca por imóveis pós-pandemia. Mais de 50% do público entrevistado apontaram estas necessidades. 

O estudo "A Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário" mostra que olhando para os atributos que as pessoas passaram a valorizar como importantes ou muito importantes, em primeiro lugar temos: imóvel localizado com mais comércio, em segundo ambientes mais divididos, em terceiro aparece imóvel com varanda, em quarto imóvel com vista/visão desimpedida, entre outras.

Para Deborah Seabra, economista do Grupo ZAP, existe uma mudança de comportamento nesse momento que pode permanecer. "Estamos entrando no 'novo normal', que são pessoas já estão acostumadas com o novo cenário e já não tem mais o choque inicial. Elas começam a manter uma rotina de consumo, como anteriormente, mas pensando de uma forma diferente", explica a economista.

Mudanças
Na entrevista, perguntados sobre o que muda no imóvel desejado para compra depois da pandemia, a maioria dos respondentes afirmou sobre querem com vista/visão desimpedida (60%), com mais dormitórios (52%), maior em m² (52%), com mais banheiros (44%), mais perto do meu local de trabalho (44%) e, por fim, situado em um andar mais alto (32%). De cada 10 entrevistados, seis pretendia comprar seu imóvel em até seis meses. O tempo mediano esperado para aquisição antes do coronavírus era de cinco meses.

Cenário

Já em locação, o cenário muda um pouco com morar mais perto do local de trabalho (53%), seguido de ter uma vista/visão desimpedida (51%), logo após com mais dormitórios e maior em m2 (42%), com mais banheiros (34%) e, por último, situado em um andar mais alto (25%). A pesquisa revelou ainda que 72% dos respondentes com interesse de compra buscam imóveis de até R$ 400 mil e 53% com interesse de locação procuram unidades entre R$ 1 mil e R$ 2 mil mensais.

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