Nova linha de crédito imobiliário corrigido pelo IPCA será lançada

Caixa usa a Taxa Referencial (TR) como referência e a tabela SAC (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O presidente-executivo da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na última semana, que o banco vai lançar em breve uma linha de crédito imobiliário referenciada no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor). A expectativa é de que a medida amplie o volume de recursos para o setor.

"Isso poderá beneficiar cerca de 400 mil pessoas", afirmou Guimarães a jornalistas antes de reunião no Ministério da Economia. Para o executivo, o uso do IPCA como referência vai ampliar as chances do banco de securitizar as carteiras, o que na prática permite que o banco consiga obter recursos no mercado financeiro. 

Nas contas de Guimarães, a novidade ampliará em cerca de 10 bilhões de reais o volume de recursos no banco para o setor.

Maior concessor de crédito imobiliário do país, a Caixa usa a Taxa Referencial (TR) como referência e a tabela SAC na maioria dos empréstimos para o público da classe média. Em geral, esse conjunto resulta em taxas de juros um pouco menores para o tomador.

O funding do banco público serão os recursos do SBPE, sistema da poupança. O IPCA no mês de abril avançou 0,57%, acumulando 4,94% em 12 meses, segundo dados do IBGE.

Guimarães disse ainda que a Caixa também inicia em breve um programa de renegociação de dívidas dirigido a cerca de 3 milhões de pessoas e 300 mil empresas clientes. A disposição do banco é oferecer um desconto de 40% a 90% no valor de face das dívidas. 

Com isso, prevê captar de um bilhão a 4 bilhões de reais. "O foco desse programa é em pessoas de baixa renda e pequenas e médias empresas", afirmou Guimarães.

Linhas de crédito
Atualmente, o banco conta com as seguintes linhas de financiamento: o SFH – Sistema Financeiro de Habitação, que tem como característica a regulamentação das condições de financiamento imobiliário, por exemplo, taxa de juros, quota, prazos, onde o Governo Federal não pode intervir em qualquer etapa deste tipo de negociação; e o SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário, que não possui regulamentação das condições de financiamento, sendo estas definidas pelo Agentes Financeiros.

Veja mais notícias sobre Imóveis.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 23 Outubro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário