Isenção tributária é atrativo para troca de unidades entre proprietários

Quem está oferecendo o imóvel atual por um novo precisa de garantias (gajus/123rf.com)

Além das tradicionais operações de compra e venda, o mercado imobiliário possui também outro sistema onde as pessoas podem adquirir uma nova unidade: a troca de empreendimentos. A modalidade tem se tornado uma tendência nos últimos anos, devido à conjuntura econômica adversa do país, pois possibilita a permuta de propriedades de valores equivalentes de forma contratual.

Nesse tipo de sistema, não é necessário o pagamento em dinheiro na transação, sendo interessante para moradores que tenham outros interesses na troca, que não seja financeiro, como por exemplo, a falta de espaço, problemas no deslocamento até o trabalho, ou devido aumento/ diminuição no número de membros que residem no local.

A negociação em geral parte do interesse mútuo de quem compra e quem vende, tendo como principais aspectos o valor venal, localização, idade do imóvel e liquidez (facilidade de venda). De acordo com o Creci-SP, é muito comum a troca de um terreno por uma unidade no empreendimento que será construído.

A troca, porém, não se limita somente a permuta de imóveis. Há casos em que a transação contempla outros bens, como carro ou lotes. Ainda é possível acrescentar valores em dinheiro para atingir o preço de mercado do empreendimento.

Benefícios
Este tipo de negócio é vantajoso, principalmente, para as pessoas que não estão conseguindo vender os imóveis em vias da falta de oferta. Um dos benefícios na transação é a isenção tributária.

Não há tributação do imposto de renda, pois se entende que os empreendimentos envolvidos na troca têm o mesmo valor de mercado. Em relação às desvantagens, pode haver sobrevalorização de propriedades.

Como em toda negociação do mercado, são necessários cuidados. E um dos principais se refere às cláusulas que constam no contrato de permuta.
Quem está oferecendo o imóvel atual por um novo precisa de garantias escritas em contrato de que a parte vendedora cumprirá o que prometeu. Os compromissos acordados devem ser bem claros. Procure saber sobre a reputação da empresa. 

Veja mais notícias sobre Imóveis.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 07 Dezembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário