Gastronomia

ONG lança e-book gratuito com receitas veganas para a Páscoa

Gastronomia

ONG lança e-book gratuito com receitas veganas para a Páscoa

Livro traz 15 receitas em que peixes, siri, camarões e vieiras são substituídos por vegetais e cogumelos

Livro traz 15 receitas em que peixes, siri, camarões e vieiras são substituídos por vegetais e cogumelos. (Foto: Divulgação/ONG Sinergia Animal)

Com a chegada da Páscoa, muitas famílias celebram se alimentando de peixes e outros frutos do mar.

Pensando em alternativas mais éticas e sustentáveis para essa tradição, a ONG Sinergia Animal lançou um e-book gratuito com 15 receitas em que peixes, siri, camarões e vieiras são substituídos por vegetais e cogumelos.

No Brasil, por exemplo, um dos peixes mais consumidos na Páscoa é o bacalhau, que pode ser extinto devido à pesca excessiva dentro dos próximos 15 anos, de acordo com estimativas na World Wide Fund for Nature (WWF). Outras espécies bastante consumidas nas comemorações, como o camarão, também têm sérios impactos ambientais. Camarões são frequentemente capturados por grandes barcos e redes que dizimam e colocam em risco muitas outras espécies. No entanto, a maioria vem de criadouros de camarão, que podem desmatar e poluir os mangues e estuários com dejetos, produtos químicos e antibióticos.

"Ninguém precisa abrir mão do sabor e textura típicos de alimentos do mar ao explorar alternativas veganas e deixar de contribuir para sérios problemas éticos e ambientais. As alternativas são deliciosas e surpreendentes", garante Aline Baroni, Diretora de Comunicação Global da Sinergia Animal. Ela cita alguns truques comuns a essas receitas, como o uso de algas e outras especiarias para dar sabor, e tofu e cogumelos para receitas "carnudas", além de alguns ingredientes mais "inusitados", mas que têm se tornado populares nos últimos anos, como carne de jaca e de flor de bananeira.

O material está disponível para download neste link.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 16 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/