4 receitas portuguesas que você precisa experimentar

Hambuger-de-alheira---Vila-Don-Patto
Em São Roque, o centro gastronômico Vila Don Patto reproduz receitas tradicionais do país, além de reinventar alguns pratos sem deixar as influências do país europeu de lado

Os imigrantes portugueses que se instalaram no Brasil no decorrer dos séculos permitiram que a culinária do país fosse influenciada pelos seus sabores. Não é difícil entrar em uma lanchonete para tomar um café e encontrar pastéis de nata expostos em uma vitrine de doces. Do mesmo modo, o hábito de comer bacalhau na Sexta-feira Santa também é uma tradição lusitana.

Entretanto, outros ingredientes e variações da gastronomia revelam uma Portugal com sabores ainda mais ricos e deliciosos. Em São Roque, o centro gastronômico Vila Don Patto reproduz receitas tradicionais do país, além de reinventar alguns pratos sem deixar as influências do país europeu de lado.

Confira quatro iguarias portuguesas que você precisa conhecer:

1- Alheira

De preparo delicado, a Alheira é uma linguiça à base de carne suína, miolo de pão e especiarias. Acompanhada de batatas aperitivo, pimenta biquinho, pão português e ovos fritos, é um petisco com sabor único e marcante.

Uma reinvenção da iguaria é o Hambúrguer de Alheira, que é servido no pão português com queijo Serra da Canastra, aioli e cebola grelhada, e guarnecido com batatas chips.

2- Linguiça de Bacalhau

Servida na chapa e com pão português, a Linguiça de Bacalhau leva gordura suína, cebola, alho e especiarias. A receita é uma opção saborosa para iniciar uma refeição ou, até mesmo, petiscar com os amigos e a família.

3- Bolo de Mel da Ilha da Madeira

Tradicional da ilha localizada ao sul europeu, o bolo leva, não apenas o ingrediente que dá nome ao bolo, mas também uvas passas e castanhas. A combinação resulta em uma massa marcante que, aliada ao sorvete de creme e redução de vinho do Porto, é uma sobremesa com sabor sofisticado.

4- Torta Toucinho do Céu

Ainda que lembre um quindim à primeira vista, a Torta Toucinho do Céu tem gosto mais suave se comparado ao doce brasileiro. À base de ovos e amêndoas, é servida com sorvete de creme e redução de vinho do Porto.

Curiosidade é que o nome foi dado porque o preparo foi desenvolvido em conventos da Península Ibérica e levava banha de porco – posteriormente, o ingrediente foi substituído por manteiga.

Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 17 Outubro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário