Uber e Ifood iniciam integração de serviços e lançam assinatura conjunta
A parceria permitirá que usuários acessem serviços das duas plataformas em um único ambiente digital
A disputa pelo mercado de mobilidade e delivery no Brasil entra em nova fase com a integração entre os aplicativos da Uber e do iFood, iniciada na segunda-feira (17).
A parceria permitirá que usuários acessem serviços das duas plataformas em um único ambiente digital, ampliando a conveniência e consolidando as marcas como líderes no setor.
Nesta primeira etapa, usuários do iFood em Belo Horizonte já podem solicitar corridas da Uber diretamente pelo app de delivery. A funcionalidade será estendida a outras capitais até o fim de janeiro de 2026.
A partir de dezembro, o caminho inverso também se concretiza: usuários da Uber poderão visualizar e solicitar entregas de refeições, supermercado e outros itens feitos pelo iFood dentro do aplicativo da empresa de mobilidade.
A integração marca, na prática, o retorno da Uber ao segmento de entrega de alimentos, encerrado em 2022 com o fim do Uber Eats. Agora, o acesso aos serviços será feito por meio de abas dedicadas nos dois apps, sem necessidade de download adicional ou atualização manual.
Outro destaque é o lançamento de uma assinatura conjunta: por R$21,90 mensais, o cliente terá acesso aos benefícios do Uber One e do Clube iFood, como fretes grátis e descontos exclusivos. Atualmente, os serviços custam, separadamente, R$19,90 e R$ 12,90.
Concorrência
A integração entre iFood e Uber ocorre em um momento em que o setor de delivery vive uma disputa acirrada, com a chegada da Keeta, da chinesa Meituan, e o retorno da 99Food.
A 99Food operou por quatro anos no Brasil e retorna como opção de delivery dentro do app da 99. Controlada desde 2018 pela chinesa Didi Chuxing, a empresa prometeu investir R$ 2 bilhões no país até junho de 2026.
Já a Keeta começou a operar no Brasil no fim de outubro, lançando seu aplicativo piloto em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo. A nova plataforma promete aplicar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões) em cinco anos.
A Rappi também anunciou novos investimentos: serão R$ 1,4 bilhão para ampliar a base de restaurantes e expandir sua operação de 50 cidades para 300. Tanto o iFood quanto a Uber dizem que a parceria não é uma resposta aos novos rivais. "Nossa conversa começou em setembro do ano passado, quando nem se falava de outras empresas aqui no Brasil", afirma Diego Barreto, CEO do iFood, ao g1.
Cronograma:
•Novembro de 2025: integração começa em Belo Horizonte (Uber no iFood).
•Dezembro de 2025: funcionalidade chega a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador.
•Janeiro de 2026: expansão para todas as cidades em que Uber e iFood atuam.