Santana de Parnaíba amplia uso de inteligência artificial no serviço público com assistente virtual Anna-IA
Já foram registradas cerca de 110 horas de atendimento
Santana de Parnaíba segue se destacando no cenário da inovação no setor público. Após criar, em maio deste ano, o seu próprio Departamento de Inteligência Artificial (IA) — iniciativa pioneira entre os municípios —, a cidade já colhe os primeiros resultados da aplicação prática da tecnologia.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Serviços Digitais realizou, no Centro Administrativo Bandeirantes (CAB), um encontro voltado à conscientização e aprendizado sobre a utilização da assistente virtual Anna-IA. A apresentação foi direcionada aos servidores municipais.Desenvolvida internamente, a Anna-IA tem como objetivo aprimorar o atendimento à população por meio de canais digitais, como e-mail e WhatsApp. O diferencial do sistema é que ele será "treinado" pelos próprios funcionários públicos, que definirão as respostas ideais para as dúvidas mais frequentes dos munícipes.
De acordo com a prefeitura, em apenas três meses de funcionamento, a assistente virtual já foi responsável pelo envio de mais de 89 mil mensagens, totalizando cerca de 110 horas de atendimento automatizado. A IA tem contribuído para agilizar a comunicação, padronizar informações e otimizar o tempo dos servidores.
A gestão municipal aposta na tecnologia como ferramenta estratégica para promover eficiência, inovação e transparência na administração pública.