Terça, 05 Agosto 2025

MKT & Negócios

MPD Engenharia usa inteligência artificial e otimiza em 25% tempo de negociação

Empresas

MPD Engenharia usa inteligência artificial e otimiza em 25% tempo de negociação

Construtora sediada em Alphaville estabeleceu conexões com o Cubo Itaú  

Companhia estabeleceu conexões por meio do Cubo Itaú, maior hub de inovação e empreendedorismo tecnológico da América Latina (IStock)

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuações nos mercados de médio e alto padrão, tem otimizado processos e impulsionado resultados, transformando a forma como se relaciona com seus clientes e alcançando maior lucratividade, redução de custos e uma experiência aprimorada para o consumidor.

Nesse movimento, a companhia estabeleceu conexões estratégicas por meio do Cubo Itaú, maior hub de inovação e empreendedorismo tecnológico da América Latina, potencializando o acesso a soluções escaláveis e colaborativas para o setor. 

De acordo com a empresa, um dos principais desafios enfrentados pela equipe estava no atendimento inicial aos leads, que era realizado de forma manual, sem escala e com possibilidades limitadas de padronização. "Como esse momento é crucial para a percepção de valor do cliente, aprimorar esse processo representa uma grande oportunidade de fortalecer o relacionamento desde o primeiro contato", ressaltou a construtora.

Corretores

Além disso, a alta rotatividade de corretores autônomos destacava a importância de fortalecer a padronização do discurso comercial. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na prospecção de clientes, apresentação técnica dos empreendimentos, explicação de conceitos arquitetônicos, diferenciais de acabamento e sustentabilidade, além de simulações de financiamentos e interpretação de contratos. "Essa multiplicidade de tarefas gerava sobrecarga e comprometia tanto a agilidade quanto a consistência na comunicação com o cliente".

A companhia redesenhou o processo com a adoção da IARA – Inteligência Artificial de Rápido Atendimento, baseada em tecnologia generativa, desde o atendimento inicial, passando pela organização das informações, até a liberação dos corretores para se concentrarem na negociação, personalização e construção de vínculo com o cliente.

Para garantir essa eficiência a empresa fez uma parceria com a startup Morada.ai, fortalecida no Cubo Itaú, que trouxe um chatbot com resposta em cinco segundos.

Chatbot

"Nossa proposta no Cubo é exatamente essa: conectar desafios reais de grandes empresas com soluções tecnológicas escaláveis. Esse case da MPD com a Morada.ai é um exemplo claro de como a inovação aberta pode gerar resultados concretos, otimizando processos e melhorando a experiência do consumidor", destaca Filipe Guimarães, Head de Corporates e Customer Experience do Cubo Itaú.

Os resultados da implementação desta solução impactaram diretamente os processos de atendimento, qualificação de leads e performance de campanhas. 

Na visão de marketing, houve um aumento de 15% na qualificação dos leads gerados durante os lançamentos, com perfis mais aderentes ao produto e maior probabilidade de conversão. 

Além disso, o tempo entre o primeiro contato do cliente e a fase de negociação com o corretor também foi reduzido em 25%, resultado do atendimento ágil, do esclarecimento imediato de dúvidas e do fornecimento estruturado de informações relevantes desde o início da jornada.

Outra aplicação estratégica da IA pela MPD Engenharia é o uso da plataforma ZA2 no formato de inteligência de mercado. 

Monitoramento x resultados

A empresa passou a monitorar o comportamento de busca e interesse de corretores e imobiliárias em todo o Brasil. Essa análise permitiu identificar padrões, demandas regionais e produtos semelhantes, fornecendo dados reais para alimentar decisões sobre campanhas, posicionamento e oportunidades de negócio, superando a dependência de percepções.

A eficiência na produção e distribuição de conteúdo foi significativamente aprimorada: o uso de IA generativa permitiu otimizar em até 60% o tempo de produção de peças e conteúdos, tornando o processo mais ágil e possibilitando um maior volume de testes e variações criativas durante a fase de captação. 

Em campanhas digitais, observou-se uma redução de até 15% nos custos com mídia, com melhor direcionamento por comportamento e maior uso de públicos semelhantes (lookalike), baseados nos dados reais da base de compradores.

"Os investimentos da MPD Engenharia demonstram seu compromisso com o capital humano e a crença de que a inovação é um esforço coletivo. Estamos construindo um futuro mais inovador e colaborativo para a construção civil, evidenciando que a inovação não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre pessoas, melhorando a qualidade e fornecendo ferramentas que facilitam o dia a dia", enfatiza Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/