Quinta, 25 Abril 2024

Cidades

Trânsito em Alphaville tem queda de 70% durante quarentena

Cidades

Trânsito em Alphaville tem queda de 70% durante quarentena

A redução foi verificada por conta do isolamento social que está sendo praticado como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).  

Alameda Rio Negro é uma das que concentra maior fluxo de trânsito no bairro (Foto: Zé Carlos Barretta/Folha de Alphaville)
Alphaville registrou uma queda considerável no trânsito nos últimos dias. Foi o que revelou as Prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba. Na área que corresponde ao município barueriense a diminuição no fluxo de veículos foi de 70%.
A redução no trânsito foi verificada por conta do isolamento social que está sendo praticado como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). 

"As Alamedas Araguaia e Rio Negro são as que, normalmente, anotam maior trânsito em horários de pico. Neste período de quarentena não foram registrados engarrafamentos", destacou a gestão.
Nas ruas do lado de Santana de Parnaíba também é visto este mesmo movimento. Neste período de quarentena, de acordo com a administração municipal, foi registrada uma redução de mais de 50% no trânsito nas principais vias do bairro.

Especialista
De acordo com o especialista em mobilidade urbana, Horácio Figueira, esta mudança de cenário em Alphaville é o momento ideal para pensar em o que pode ser aplicado pós-quarentena. 

"Podemos tirar muitas lições disso, a primeira é que é possível racionalizar as saídas de carro da sua casa para resolver qualquer assunto. Precisamos nos organizar melhor como estamos fazendo agora, para resolver tudo o que for necessário no dia de uma vez só", explicou Horácio.

Segundo ele, este período de isolamento social mostra também como é possível utilizar a tecnologia em favor da comunidade, tanto para questões pessoais como profissionais. "Estamos vendo que algumas empresas conseguem trabalhar no sistema home office. Elas poderiam incentivar um dia da semana para os funcionários trabalhar em casa, isto já diminuiria consideravelmente o fluxo em Alphaville".

Horácio destaca ainda que "agora é a hora de aprendermos a lição e repensar sobre o que pode ser feito para melhorar a mobilidade urbana", concluiu. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/