Sábado, 27 Abril 2024

Cidades

Sem trégua nos casos de dengue, municípios seguem com ações preventivas

Alerta Cidades

Sem trégua nos casos de dengue, municípios seguem com ações preventivas

Em Barueri, foram 57 ocorrências até o momento, enquanto em Parnaíba, 126

Em Barueri, de janeiro a agosto, foram mais de 20 mil vistorias em imóveis contra a dengue (Foto: Júlio César Almeida/Arquivo Folha de Alphaville)

Com a chegada das estações com maior incidência de chuva, a população deve se atentar com a dengue. Neste ano, tanto Barueri como Santana de Parnaíba registraram aumento no número de casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. 

No município barueriense, de acordo com dados da prefeitura, de 1º de janeiro até 19 de setembro, foram anotadas 57 ocorrências de dengue, contra 42 no mesmo período do ano passado. O aumento foi de 35,7%. 

Em Santana de Parnaíba, a alta foi ainda maior. Segundo a administração municipal, até agosto deste ano, foram 126 casos positivos de dengue, ante 62 nos primeiros oito meses de 2021. O aumento foi de 103,22%.

Em ambas, apesar dos números, não foram registrados óbitos neste ano.

Ações 

À reportagem, a Prefeitura de Barueri informou que as ações de combate à dengue são realizadas o ano inteiro e que as orientações em relação a Vigilância de Arboviroses é realizada pelas equipes de Combate à Dengue do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses. 

De acordo com a gestão, no período de janeiro a agosto deste ano, o município realizou 20.325 vistorias em imóveis e orientação aos moradores. 

"A colaboração e cuidado do morador são sempre fundamentais para o combate ao vetor. Em condomínios, essa ação deve ser gerenciada pela administração para manter os imóveis limpos, áreas coletivas em condição organizada e livres de possíveis criadouros. No período quente e chuvoso, que é de novembro a maio, o poder público tem alertado a população, além de orientar e mobilizar para o período crítico de epidemias de arboviroses", apontou. 

Já a Prefeitura de Santana de Parnaíba afirmou que também faz ações preventivas o ano todo com os agentes de endemias trabalhando casa em casa, "percorrendo o município todo, atingindo 46.900 casas a cada 4 meses e fazendo também os pontos estratégicos que são reciclagem, cemitério, borracharias e empresas", disse. 

Como novidade, a gestão parnaibana disse ainda que, neste ano, realiza o serviço nos feriados ou um sábado por mês para atingir as casas fechadas.

Denúncias

Os municípios contam com canais de comunicação para que os moradores possam denunciar locais com possíveis focos de dengue. Em Barueri, há o disk dengue (08007717207), que funciona de segunda a sexta-feira. Em Parnaíba, denúncias podem ser feitas pelos telefones (11) 4154-6785 ou (11) 4154-6853. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/