Sábado, 19 Julho 2025

Cidades

Recorrente aos fins de semana, comércio de rua na região divide opiniões entre os moradores

Cenário Cidades

Recorrente aos fins de semana, comércio de rua na região divide opiniões entre os moradores

Prefeitura de Parnaíba afirmou que prática não tem autorização para acontecer nos bairros da cidade

Prática se repete em Alphaville e em outras regiões, como próximo ao bairro de Aldeia da Serra (Foto: Folha de Alphaville)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Ao transitar pelas vias de Alphaville e região, principalmente nos fins de semana, não é difícil encontrar pessoas expondo e comercializando produtos em diferentes pontos. A prática divide opiniões entre os moradores nas redes sociais. 

"Passei pela Av. Yojiro Takaoka, na frente do residencial Alpha Plus e, como de costume, o pessoal dos móveis de jardim, expondo sua mercadoria. Realmente fica um visual horroroso. Gostaria de saber o porquê agora isso é permitido", disse uma pessoa. 

"Os caras só estão aos finais de semana, não fazem trânsito nenhum e estão lá apenas para trabalhar honestamente", comentou outra pessoa. 

À reportagem, a Prefeitura de Santana de Parnaíba afirmou que a comercialização de plantas, móveis, alimentos, entre outros itens, efetuados nas ruas de Alphaville ou qualquer outro bairro da cidade, não tem autorização para acontecer, constituindo uma ação irregular. 

"A prefeitura realiza constantemente ações para coibir tais práticas, com ações conjuntas das equipes de Fiscalização de Posturas, GCM, por meio da Secretaria de Operações Urbanas da Regional Alphaville. Nesse sentido, a atuação da prefeitura visa, sobretudo, manter o ordenamento urbano e garantir que todas as atividades comerciais ocorram de forma segura e regulamentada. Reforçamos que a administração não é contrária ao comércio. No entanto, como órgão público, temos a responsabilidade de assegurar o cumprimento da legislação vigente e garantir igualdade de condições para todos", explicou. 

AREA 

Já a AREA Alphaville informou que, no lado de Barueri, a fiscalização do comércio em vias públicas é de competência da Secretaria de Indústria e Comércio. "A AREA contribui denunciando e dando apoio aos fiscais para, se necessário, auxiliar no recolhimento de mercadorias", apontou. 

A Prefeitura de Barueri não retornou até o fechamento da edição.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/