Domingo, 14 Agosto 2022

Cidades

Obra da usina de lixo em Barueri deve começar no segundo semestre

Energia Cidades

Obra da usina de lixo em Barueri deve começar no segundo semestre

Local vai utilizar 300 mil toneladas de resíduos sólidos por ano para gerar energia para 320 mil pessoas 

Segundo a Orizon, usina ficará no bairro Aldeia e será a primeira Unidade de Recuperação Energética da América Latina (Foto: Natália Santos/Arquivo Folha de Alphaville)

Depois de ser anunciada por várias vezes, deve ser iniciada no 2º semestre deste ano a obra da usina termelétrica movida a lixo no bairro Aldeia, em Barueri. O projeto será a primeira Unidade de Recuperação Energética da América Latina, no modelo "Waste to Energy – WTE". 

À reportagem, a Orizon Valorização de Resíduos, vencedora do leilão de energia nova A-5, realizado pelo Ministério de Minas e Energia, explicou que a unidade vai utilizar 300 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano para gerar energia para o consumo de 320 mil pessoas. 

"Serão 20 MWe de potência instalada, gerando 140,1 GWh/ano para venda. O processo consiste em gerar vapor superaquecido por meio do tratamento térmico de resíduo sólido urbano. O vapor superaquecido é destinado para uma turbina que gerará energia", explicou.

Ciclo positivo do resíduo 

Segundo a empresa, Barueri será o primeiro município a adotar uma solução que irá contribuir para a construção do "Ciclo Positivo do Resíduo".

"A unidade irá utilizar apenas os resíduos que não forem recolhidos e selecionados na coleta seletiva. Barueri já tem coleta seletiva cobrindo 100% de suas residências. A parceria público-privada é equivalente ao adotado em países com as mais evoluídas políticas de gestão de resíduos, que recicla o equivalente a 60% do lixo gerado pela sua população", apontou. A previsão é que a unidade esteja operando em 2025. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/