Sábado, 04 Mai 2024

Cidades

Novas alamedas de Alphaville devem ganhar lombadas em breve

Barueri Cidades

Novas alamedas de Alphaville devem ganhar lombadas em breve

Prefeitura disse que há um estudo para implantação na Al. Amazonas e nas Avenidas Paiol Velho e Tamboré 

Paiol Velho pode ser uma das vias a receber ondulação transversal, segundo a Prefeitura de Barueri (Foto: Graziela Costa/Folha de Alphaville)

O anúncio da instalação de lombadas na Alameda Mamoré feito pela Prefeitura de Barueri à reportagem na última semana, com o objetivo de diminuir casos de veículos em alta velocidade, trouxe à tona o pedido da implantação em outros locais por parte dos moradores de Alphaville. 

"Precisa aqui na Araguaia, em frente ao Flamingo. Precisamos implorar pra sair de carro ou atravessar a pé, fora que pessoas já foram atropeladas aqui, porque ninguém respeita a faixa de pedestre", destacou uma moradora nas redes sociais da FdA. "Já fiz várias denúncias sobre a alta velocidade, principalmente de madrugada, na Al. Rio Negro e Mamoré", disse outra pessoa. 

Segundo a Prefeitura de Barueri, há um estudo para implantação de ondulação transversal na Alameda Amazonas e nas Avenidas Paiol Velho e Tamboré. 

"Os estudos com os respectivos projetos já foram encaminhados para a Secretaria de Serviços Municipais. Foi instalada uma ondulação transversal na Alameda Mamoré, próximo à banca Alpha Club, oposto ao número 333. Há estudo para a implantação de outras quatro", apontou. 

A gestão destacou ainda que, nas Alamedas Rio Negro e Araguaia, será estudada a possibilidade de implantação de ondulação transversal.

"A demanda de solicitação nos locais mencionados ainda não havia chegado ao conhecimento do Departamento de Engenharia de Tráfego da Semurb. Diante desse questionamento será estudada a possibilidade de implantação de ondulação transversal, ou seja, a elaboração de estudo técnico". 

Instalação de lombadas 

À reportagem, a administração municipal explicou que segue a Resolução do Contran, 973 de 18 de julho de 2022, para a instalação de lombadas na cidade. 

"Mas é importante salientar que a implantação da ondulação transversal se dará nos casos em que o estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de sinistros cujo fator determinante seja o excesso de velocidade praticado no local e caso outras soluções sejam consideradas ineficazes, por exemplo, linhas de estímulo à redução de velocidade, sinalização vertical de regulamentação e sinalização vertical de advertência, com o intuito de reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa", informou.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/