Na tendência do País, shoppings investem em sustentabilidade

Iguatemi Alphaville conta com projeto arquitetônico que foca no baixo consumo de energia
Um relatório de sustentabilidade da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), divulgado recentemente, fez um mapeamento das iniciativas e ações sustentáveis do setor de Shopping Centers no Brasil. 

Segundo o levantamento, em 2019, 56% dos centros de compras que responderam à pesquisa realizaram tratamento e/ou reutilizaram água; 92% deles realizam coleta seletiva e 84% fazem uso consciente de energia por meio de iluminação natural, claraboias e telhas translúcidas. 

Na região, o Shopping Iguatemi Alphaville conta com um projeto arquitetônico que foca no baixo consumo de energia, com skylights e fachada de vidro que permitem a utilização de luz natural, elevadores e escadas rolantes de alta eficiência.

"Temos um sistema de captação de água da chuva, que possibilita o reuso da água coletada para irrigação e descargas sanitárias. Realizamos ainda coleta seletiva com reciclagem média de 62% de todo o lixo gerado", disse Amanda Zeni, responsável pelo departamento de marketing do Iguatemi Alphaville. 

Já o Shopping Flamingo tem investido na modernização de itens para a diminuição do impacto no meio ambiente. "Para 2020, temos um projeto para implantar um gerador a gás, diminuindo o consumo de energia em horários de pico", explicou Latifa Kadri, responsável pelo centro de compras.

Doações
Pensar em ações relacionadas ao bem-estar social faz parte dos temas referentes ao conceito de sustentabilidade. Segundo o levantamento da Abrasce, em média, 84% dos shoppings realizam campanhas ou programas de doações. 

O Shopping Tamboré faz diferentes ações durante o ano. Até o dia 13, o mall realiza a campanha Árvore Solidária, voltada à ONG Pipa a Voar, em que o cliente poderá retirar cartas com pedidos das crianças e presenteá-los. Entre os mimos estão jogos de tabuleiro e bola. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário