Quinta, 03 Dezembro 2020

Cidades

Moradores de Alphaville têm comportamento “seguro” na pandemia, aponta mapeamento

Cidades

Moradores de Alphaville têm comportamento “seguro” na pandemia, aponta mapeamento

 Quiz Coronarisco foi desenvolvido por pesquisadores e mapeia como as pessoas estão percebendo a doença

Na pesquisa, usuários respondem diferentes perguntas sobre risco à saúde e comportamento diante da situação (Foto: Reprodução/Coronarisco)
Como forma de incentivar a população a manter as medidas de isolamento social, um grupo de pesquisadores desenvolveu um quiz chamado Coronarisco. O objetivo é mapear como as pessoas estão percebendo o novo coronavírus (Covid-19) em dois aspectos importantes: risco à saúde e comportamento diante da situação. 

Ao acessar o site (https://www.coronarisco.com/), o usuário responderá diferentes perguntas que tem o intuito de avaliar ambos os aspectos. Entre os questionamentos estão quanto você se preocupa com uma possível infecção pelo vírus e quanto acha a Covid-19 grave. 

A pesquisa utiliza mapas de calor que permitem visualizar a impressão que outros moradores do bairro e da cidade têm em relação à doença. Em Alphaville, por exemplo, grande parte dos que responderam o quiz consideram o seu comportamento como seguro em meio a pandemia do coronavírus. 

Já em relação a percepção do risco que a doença pode trazer à saúde, os moradores de Alphaville avaliaram como risco médio, baseado no local em que estão instalados. 

De acordo com os boletins epidemiológicos emitidos pelas gestões municipais nesta quinta-feira (16), Barueri tem 355 casos confirmados da Covid-19 e Santana de Parnaíba, 72.

Metodologia

A plataforma Coronarisco foi feita pela empresa Quacks Interatividade Digital. Os métodos aplicados na elaboração da pesquisa foram adaptados do trabalho de Fritzell et al. Como base foi utilizado o questionário The Illness Perception Questionnaire (Weiman, 1996). 

Fritzell e colaboradores usaram várias categorias para diagnóstico da percepção como causa, consequência, tratamento e conhecimento de uma doença para analisar a percepção de risco de uma população. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 04 Dezembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/