Morador e artista plástico conquista prêmio em concurso de artes da cidade

Francisco realiza suas pinturas em seu ateliê em casa (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
O morador de Alphaville, de 81 anos, Francisco Mazzaferro, foi o ganhador do concurso de artes "Por um País de Paz", promovido pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. O artista foi premiado com seu quadro "liberdade", que ficará exposto no Museu Municipal da cidade (Av. Henrique Gonçalves Baptista 359) junto com as obras dos outros artistas. 

Em entrevista à Folha de Alphaville, Francisco revelou que foi uma surpresa ter conquistado o prêmio. "Quando fui convidado para participar fiquei muito honrado. Para mim, já era de bom tamanho ser aceito, então, não caiu a ficha", afirmou. 

Segundo ele, fazer um quadro com o tema foi desafiador. "Pesquisei, suei muito e a inspiração para mim veio do alto, de Deus. As pombas representam o Oriente e o Ocidente, e elas se unem quebrando o arame farpado de ouro das potências mundiais e seus interesses econômicos. Elas abrem caminho para a pacificação mundial", explicou.

Uma vida pela arte
Uruguaio, Francisco Mazzaferro é artista plástico há 64 anos, formado pela faculdade de Belas Artes daquele país. Ele utiliza em técnica de espátula e pincel para fazer suas obras e faz retratos de tudo o que nos rodeia. "A minha família é de trabalhadores agrícolas e não tem nenhum vestígio artístico aparente, então, acho que foi um dom mesmo. Pinto paisagens campestres, cavalos, flores, faço retratos do dia a dia", destacou. 

O morador de Alphaville também já fez diferentes exposições na cidade, como a do Saci Pererê, em homenagem a Monteiro Lobato, realizada esse ano em Barueri. "Participei ainda de uma mostra em Santana de Parnaíba no ano passado e na Hípica Manège. "Sou um estrangeiro, avô por tempo integral e, nas horas vagas, sou artista plástico", finalizou. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 21 Outubro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário