Formação de novo ‘ciclone bomba’ provoca ventania no Sul e Sudeste

ciclone
A expectativa é de fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda e terça-feira, 14 e 15 de setembro, um novo ciclone bomba irá se formar sobre o mar, na altura da costa do Sul do Brasil. A expectativa é de fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h.

"A previsão é de que a pressão do ar caia de forma muito acentuada num curto período. Quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, forma-se o que chamamos de 'ciclone bomba'. Esta situação não acontece sempre, e os meteorologistas ficam mais atentos quando notam que a pressão do ar está baixando muito rapidamente em um local, pois isto é sinal de ventania e tempestade" explica o Climatempo, empresa brasileira que oferece serviços de meteorologia.

Os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias.

Sudeste

De acordo com o Climatempo, o ciclone bomba irá provocar agitação marítima e ventania sobre parte do Sudeste do Brasil.

Nesta segunda-feira, as rajadas mais intensas podem chegar a 70km/h no litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba e até em áreas da Zona da Mata de Minas Gerais. Na região da capital paulista, os ventos ocorrem com até 60km/h.

Em Barueri e Santana de Parnaíba, a previsão é de pancadas de chuva no final do dia e queda brusca de temperatura na terça (15). 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 21 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário