Exposição em Barueri relembra casos de feminicídio; cidade anotou uma vítima em Alphaville neste mês
País registrou média de quatro mulheres mortas por dia em 2024
Até o próximo dia 29, o público poderá conferir a exposição "Elas Estavam Aqui", promovida pela Secretaria da Mulher de Barueri, sobre casos de feminicídio.
A mostra apresenta cinco pares de sapatos vermelhos, representando mulheres vítimas de feminicídio no Brasil: Daniela Perez, Eloá Cristina Pimentel, Eliza Samudio, Tatiane Spitzner e Mônica Granuzzo.
Segundo a secretaria, a instalação foi inspirada na obra Zapatos Rojos, da artista mexicana Elina Chauvet, e busca provocar uma reflexão profunda sobre a ausência deixada por essas vidas interrompidas e os impactos sociais da violência de gênero.
"A proposta da releitura é impactar. Queremos que mulheres, e todas as pessoas, parem para ler cada totem e se lembrem de que a violência contra a mulher está presente todos os dias. Infelizmente, muitas vítimas sofrem as consequências mais extremas, que é o feminicídio.
Essa violência acontece independentemente de idade ou classe social", afirma Yula Moreira, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência.
Caso em Alphaville
No dia 3 de agosto, um homem foi preso suspeito de matar a companheira em um apartamento no bairro de Alphaville, na cidade de Barueri. Relembre o caso, clique aqui.
Prisões no Estado de SP
A Polícia Civil do Estado de São Paulo realizou, no dia 7, uma operação para cumprir mandados de prisão contra autores de violência doméstica. A ação ocorreu em todo o território nacional e faz parte das ações do Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher.
Em São Paulo, foram mais de mil mandados de prisão cumpridos por diversos departamentos e unidades da Polícia Civil.
Mapa do país
De acordo com o Mapa da Segurança Pública de 2025, o Brasil atingiu um recorde histórico de casos de feminicídio.
Em 2024, foram registrados 1.459 casos, o que representa quatro mortes de mulheres por dia.
Lei do Feminicídio
A Lei nº 13.104/2015 classificou o assassinato de mulheres por razões de gênero como homicídio qualificado. Em 2024, o chamado Pacote Antifeminicídio (Lei nº 14.994/2024) passou a reconhecer o feminicídio como um crime autônomo, com penas mais severas: de 20 a 40 anos de prisão, além de outros agravantes.
Serviço
Exposição: "Elas Estavam Aqui"
Quando: Até 29 de agosto, das 8h às 17h
Local: Secretaria da Mulher (Rua Sebastião Davino dos Reis, 756 – Vila Porto)