Cidades

Em Barueri e Parnaíba, 43% das mortes por Covid-19 foram em pessoas com cardiopatia

Pandemia Cidades

Em Barueri e Parnaíba, 43% das mortes por Covid-19 foram em pessoas com cardiopatia

Dados são do Seade. Pacientes com diabetes, doença renal e neurológica também aparecem no topo desta lista

Especialista destaca que, além do uso de máscara e distanciamento, pacientes devem controlar suas patologias (Foto: Lourivaldo Fio/Secom Barueri)

Dados do Seade-SP revelaram que a maioria dos pacientes que morreram em decorrência da Covid-19 em Barueri e Santana de Parnaíba tinham algum tipo de cardiopatia, ou seja, doença cardíaca que afeta o coração. 

No município barueriense, 43,5% das pessoas que faleceram eram acometidas por cardiopatia. Em seguida, aparecem pacientes com diabetes (43,3%), doença renal (5,0%) e neurológica (4,0%). Em Parnaíba, 43,2% tinham cardiopatia, 30,5% diabetes, 10,2% doença neurológica e 5,1% renal. Os dados são de quarta-feira (9). 

Segundo Dania Rahman, médica infectologista do Hospital Albert Sabin de SP, pacientes portadores de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes tendem a ter algum grau de imunodeficiência. 

"Muito provavelmente o sistema imunológico deles não funciona adequadamente, fazendo com que sejam mais suscetíveis a desenvolver formas mais graves da Covid-19", explicou. 

A especialista destacou ainda que, além dos cuidados com a higiene e distanciamento social, pessoas com doenças preexistentes devem controlar essas patologias. "Diabéticos devem estar com seus níveis de glicemia compensados, assim como hipertensos com a pressão arterial controlada, utilizando medicações e seguindo as orientações médicas", apontou.

Cenário Covid-19 

Segundo boletim epidemiológico desta quarta-feira (9), Barueri chegou a 9.522 casos confirmados da Covid-19 e 410 óbitos. A cidade tem 99 pacientes internados em decorrência da doença. Na semana anterior eram 91. 

Já em Parnaíba, nesta quinta-feira (10), o município tinha 4.610 ocorrências e 121 mortes. 36 pessoas estão internadas por conta da Covid-19.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 11 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/