Defesa Civil de SP mantém gabinete de crise por calor extremo e risco elevado de incêndios
Previsão aponta temperaturas acima de 30°C na região
A Defesa Civil do Estado informa que, de acordo com os modelos meteorológicos mais recentes, o período entre sexta-feira (19) e domingo (21) será marcado por predomínio de Sol, temperaturas elevadas e queda acentuada da Umidade Relativa do Ar (URA), com índices críticos inferiores a 20% em diversas localidades e alguns pontos podendo atingir valores próximos a 12% no domingo (21).
Essas condições favorecem a intensificação da sensação de calor e abafamento, além de aumentar o risco para incêndios florestais e queimadas em áreas de vegetação. Por essa razão, o gabinete de crise da Operação SP Sem Fogo continua mobilizado até domingo (21), monitorando todas as regiões do estado.
Nesta sexta-feira (19), um corredor de umidade proveniente da região Amazônica poderá se aproximar do Estado de São Paulo, gerando pancadas de chuva rápidas e localizadas nas regiões de São José do Rio Preto, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, acompanhadas de rajadas de vento. No sábado (20), o predomínio será de sol e tempo seco em praticamente todo o território paulista.
Chegada de frente friaNo domingo (21), o dia será de calor intenso, tempo abafado e URA em níveis críticos. Durante a noite, entretanto, está prevista a aproximação de uma frente fria, que poderá provocar chuvas fortes, rajadas de vento, descargas elétricas e risco de granizo em pontos isolados. A entrada desse sistema atmosférico contribuirá para elevar a umidade e reduzir o risco de incêndios a partir do início da próxima semana, embora haja possibilidade de transtornos em áreas vulneráveis.
Condições previstas para Grande SPNa Região Metropolitana da Capital Paulista são esperadas pancadas de chuva com momentos de tempestade. Temperatura mínima de 21°C e máxima de 32°C. Estão previstas ainda rajadas de vento de intensidade forte e há risco para queda de granizo.