Primavera chega com previsão de mais calor e chuvas intensas, aponta Defesa Civil
Grande SP: As mínimas devem variar de 9°C a 11°C no fim de setembro e superar os 20°C em dezembro
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou a análise do inverno de 2025 e as projeções para a primavera. Apesar da sensação de calor, as temperaturas ficaram dentro da média histórica. O período foi marcado por longos períodos de estiagem, baixa umidade relativa do ar — em alguns momentos próxima de 20% — e chuvas isoladas. O evento mais significativo foi no fim de junho. Já setembro registrou máximas de até 36°C, indicando a transição para a primavera.
Para os próximos meses, a previsão é de aumento gradual das temperaturas e maior frequência de chuvas, especialmente a partir de outubro. A tendência é positiva para a umidade do solo, mas eleva o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis.Região metropolitana de São Paulo
As mínimas devem variar de 9°C a 11°C no fim de setembro e superar os 20°C em dezembro, enquanto as máximas poderão chegar a 30°C. As chuvas voltarão já no fim de setembro e se intensificarão ao longo da primavera, aumentando a suscetibilidade a alagamentos e deslizamentos.