Contra a instalação do Ceasa em Parnaíba, moradores fazem petição

Abaixo-assinado online já conta com 644 assinaturas de moradores (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Para impedir a instalação da Companhia de Entrepostos do Estado de São Paulo (Ceagesp) em Santana de Parnaíba, moradores de Alphaville e Tamboré criaram uma petição online que deverá ser apresentada ao prefeito da cidade, Elvis Cezar, e ao governador João Doria. 

A mobilização teve início na última semana, após a apresentação do projeto da Ideal Partners aos prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana do Estado de São Paulo (Cioeste), que prevê a instalação do equipamento no município parnaibano.

De acordo com Carlos Falk, presidente do residencial Tamboré 11 e um dos idealizadores da petição, os moradores não são contra a vinda do Ceasa à região, porém, acreditam que em Santana de Parnaíba a proposta é inviável. "Fomos apresentados às opções de novas instalações do Ceasa por meio de uma reunião, no ano passado, com o promotor do Ministério Público de Barueri, Marcos Lyra, onde verificamos os detalhes. Na proposta de Parnaíba não há, por exemplo, um transporte público próximo ao local, ao contrário do projeto que prevê a instalação no terreno da Lagoa de Carapicuíba", explicou. 
 
Um dos principais pontos apresentados na lista de motivos contrários à instalação do entreposto no município é a preocupação com o aumento de tráfego na região, que pode resultar em congestionamentos ainda maiores em Alphaville, que já sobre com o problema. "Atualmente já temos circulando 30 mil veículos por dia. Caso o entreposto realmente seja instalado aqui, milhares de pessoas virão trabalhar, fora o fluxo de consumidores e caminhoneiros. Não temos estrutura para suportar", acrescentou Carlos. 

Outras questões apresentadas na petição é o receio quanto ao meio ambiente. Moradores acreditam que muita mata nativa será desmatada, além disso, eles têm receio ainda quanto a proximidade do local com a Reserva Biológica do Tamboré. 

A petição tem circulado por grupos em redes sociais de Alphaville e está disponível no site secure.avaaz.org. Até o término desta edição, já contava com 644 assinaturas.

Contraponto
À reportagem, Telmo Carvalho, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sagasp), que fez a apresentação ao Cioeste, garantiu que o entreposto na cidade não trará prejuízos ao trânsito. "Fizemos inúmeros estudos de mobilidade e constatamos que não haverá aumento de tráfego em Alphaville. As entradas ao Ceasp- Centro Atacadista de Abastecimento Alimentar de São Paulo se darão exclusivamente pelo Rodoanel", ressaltou.

Durante a apresentação do projeto, o representante afirmou ainda, que no projeto a maior parte da mata nativa seria preservada durante a execução e após a finalização da obra.

Conforme informou na última semana a Folha de Alphaville, os prefeitos de Barueri e Santana de Parnaíba apresentaram reivindicações aos representantes da Ideal Partners, quanto à garantia de infraestrutura aos municípios, caso a proposta seja escolhida pelo Estado. "Não tenho uma proposta preferida. Mas cobro para que a qualidade de vida em Parnaíba não seja afetada negativamente. Por isso, reivindiquei uma série de medidas a eles", disse o gestor Elvis Cézar, que pediu a instalação de corredores de ônibus e de recursos às guardas, caso a proposta seja aceita.​

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 17 Agosto 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário