Com início segunda (23), Primavera terá chuva irregular e calor intenso

Estação das flores segue até 22 de dezembro (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
A próxima segunda-feira (23) será marcada pela chegada da primavera. Segundo boletim do órgão americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), na região Sudeste, onde está localizado o estado de São Paulo, o calor deve seguir intenso no início da temporada com chuva irregular.

Com a falta de chuva, um outro problema passa a nos assolar: a baixa umidade do ar. Nesta semana, a umidade chegou a 20% em Barueri e Santana de Parnaíba. Porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%. 

Segundo o professor de pneumologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Hugo Hyung Bok Yoo, a umidade baixa provoca ressecamento de toda a mucosa das narinas, da garganta e dos pulmões, causando irritação e inflamação. "À medida que isso acontece, gera alteração na imunidade do indivíduo, podendo causar tosse, espirros, irritação nos olhos, dor de garganta e crises de bronquite", explicou.

Cuidado redobrado

Ainda de acordo com Yoo, com a persistência do tempo seco, os cuidados têm que ser redobrados para pessoas com doenças alérgicas como asma, bronquite e rinite. "É necessário, além de evitar poeira, fumaça, produtos químicos, manter o ambiente limpo e úmido. A principal recomendação é ingerir bastante líquido." 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 18 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário