Com dez casos de sarampo, Barueri realiza Dia D de vacinação sábado (20)

Vacina disponilizada protege contra o sarampo, rubéola e caxumba (Foto: Michela Brigida/Folha de Alphaville)
Após 29 anos sem registros de sarampo, Barueri anota dez casos de moradores infectados com a doença. Para tentar conter um possível surto na cidade, a Secretaria Estadual de Saúde incluiu o município no Dia D de imunização que acontece neste sábado (20) em locais que registraram casos. Apesar de não ter moradores infectados, Santana de Parnaíba também terá ação. 

Na última atualização do Governo do Estado, divulgada na segunda-feira (15), Barueri possuía apenas um caso de sarampo. Segundo informações da Prefeitura, a pessoa que adquiriu a doença é morador de Barueri e trabalha em Alphaville. Já na quarta-feira (17), a administração municipal confirmou à Folha de Alphaville mais nove casos da doença, totalizando dez moradores infectados. O último registro de pessoa com o vírus do sarampo em Barueri tinha sido anotado em 1990. Em 2007, houve um caso tratado na cidade, porém, era de um morador da cidade de Jandira. 

Ainda segundo a prefeitura, a maioria das pessoas infectadas passa bem, sendo que há uma pequena parcela de casos com maior gravidade, sob investigação. "Cada pessoa infectada pode contaminar outras 18, por isso é de extrema importância que a doença seja notificada à Secretaria de Saúde. Se o bloqueio for feito em até 72 horas, diminuem bastante as chances de contágio. Além disso, a vacina é a melhor forma de conter um possível surto", explicou a Vigilância em Saúde em nota.

No Dia D, as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade vão vacinar os moradores, das 8h às 16h. A prioridade são pessoas de 15 a 29 anos, e é preciso levar a carteira de vacinação.

Em Alphaville, um posto volante será montado no AlphaShopping (Alameda Rio Negro, 1033 – Alphaville), com atendimento das 9h às 16h. Em Aldeia da Serra, a vacinação acontece no mesmo horário, no condomínio Morada dos Pássaros.

Parnaíba

Em Santana de Parnaíba, todas as UBS's funcionarão entre às 8h e 17h. O município também contará com postos volantes: Supermercado Pão de Açúcar Alphaville (Av. Marte, nº 624) e outro no Pão de Açúcar do Tamboré (Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, nº 3.436). A vacina disponibilizada também previne contra caxumba e rubéola. 

​Surto da doença em São Paulo

Ainda de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 384 casos de pessoas infectadas com o sarampo no Estado. O município com mais situações é São Paulo, com um total de 272 moradores infectados. Na sequência, está Santos, com 22 casos e Santo André, no ABC Paulista, com 15. Entre as cidades que fazem parte do oeste metropolitano, Osasco é o único município que registrou um caso da doença, além de Barueri.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 15 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário