Domingo, 28 Abril 2024

Cidades

Com cada vez mais adeptos, Alphaville se destaca como um “polo” de ciclismo

Pedal Cidades

Com cada vez mais adeptos, Alphaville se destaca como um “polo” de ciclismo

Via Parque é um dos principais pontos de treinos dos grupos que praticam a modalidade no bairro
Grupo Giro Velocitá CC realiza treinos às terças e quintas, a partir das 4h50, na Via Parque (Foto: PAULO PREZOTO)

Alphaville conta com uma grande concentração de praticantes de ciclismo. O bairro se tornou um ponto de referência quando o assunto é o pedal e conta com grupos para a prática do esporte.

É o caso do Pelotão Donpão (@pelotaodonpao), que nasceu em março de 2021. Segundo o morador de Alphaville, Sergio Melo Filho, um dos responsáveis pelo grupo, o que começou com a união de amigos, hoje tem mais de 100 participantes.

"Os pelotões ocorrem todas às terças, das 4h45 às 6h10, na Via Parque. Nosso ponto de encontro é no bolsão do Universitário. No auge da pandemia, tivemos uma grande procura. O fato do nosso pelotão ser organizado incentiva novos ciclistas a começaram a pedalar", explicou. 

Sergio destacou ainda que o bairro tem se tornado um grande polo do ciclismo. "A região é muito boa, tem um asfalto bom, segurança, terrenos diversificados. Alphaville é um centro de treinamento", apontou. 

Outro grupo é o Giro Velocitá CC (@giro_velocita), que realiza treinos às terças e quintas, a partir das 4h50, com concentração na loja s2 Bike Shop (Av. Dr. Dib Sauaia Neto 1251). De acordo com o responsável Denis Campelo, a região é favorável à prática desse esporte, que teve um grande crescimento após a pandemia. 

"Para participar, é só chegar na hora do nosso treino. Nós fazemos a prática basicamente na Via Parque pela segurança. Contamos com uma média de 60 ciclistas em cada treino. Apesar do achatamento que o esporte teve com o retorno às atividades pós-pandemia, sempre há pessoas procurando, principalmente, na faixa etária até 45 anos", destacou. 

Melhorias 

Para Sergio Filho, do Donpão, com o crescimento do esporte, é necessária a realização de campanhas de trânsito pelas prefeituras para proteger os ciclistas.

"Vemos poucas campanhas deste tipo e nós passamos todos os dias por situações, como fechada de carro, veículos passando bem próximo desnecessariamente. Além disso, se Alphaville tivesse uma ciclovia, como a que existe hoje na Marginal Pinheiros, acho que só traria benefícios para o bairro", pontuou. 

Já Jeronimo Reis, atleta e criador do Instagram Ciclovia Via Parque (@ciclovia_viaparque), que divulga e incentiva o esporte na região, afirmou que uma melhoria na sinalização seria bem-vinda. 

"Para que os carros saibam que há ciclistas na pista, além de um suporte maior da segurança pública da região, determinando uma espécie de horário que seria reservado para a prática do esporte, não só aos domingos como já vem sendo feito", disse. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/