Cidades

Barueri e Santana de Parnaíba avançam no Ideb no ano de 2019

Cidades

Barueri e Santana de Parnaíba avançam no Ideb no ano de 2019

 Índice que avalia o desenvolvimento da educação básica no Brasil foi publicado na terça (15)

Barueri credita boa avaliação a investimentos, como o Google For Education (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)
Nesta terça-feira (15), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o resultado do Ideb 2019, índice que avalia o desenvolvimento da educação básica do Brasil. 

No último ano, o país avançou em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta estabelecida (5,7), chegando a 5,9. Do 6º ao 9º ano, o Brasil alcançou 4,9 pontos enquanto a meta era 5,2, e no ensino médio, a meta era 5, mas chegou a 4,2.

Barueri e Santana de Parnaíba também progrediram no Ideb em 2019. De acordo com o índice, no primeiro município citado, no fundamental I (4ª série/5º ano), a cidade chegou a 6,7 pontos, 0,2 a mais em relação a 2017. No fundamental II (8ª serie/9º ano) passou de 5,5 para 5,8. Já no ensino médio aumentou 0,3 pontos, chegando a 5,6. 

Barueri atingiu as metas no primeiro ano avaliado (6,3) e no médio (5,5) e ficou acima da média do Estado no fundamental I e II.

"O bom resultado se deve a ações, como a formação para os professores, acompanhamento da gestão nas salas de aula, apoio das famílias e grandes investimentos como o Google For Education, que promove metodologias de ensino, tornando a escola um ambiente tecnológico e atualizado", explicou Flávia Moreno, secretária de Educação de Barueri.

Já Parnaíba, segundo o Ideb, atingiu a pontuação 6,4 no fundamental I, 5,5 no fundamental II e 4,4 no ensino médio. O município atingiu a meta projetada em todas as fases, sendo 6,2, 5,4 e 4,4, respectivamente.

Metodologia
O Ideb é calculado pela taxa de aprovação escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep, como a Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. 

As metas estabelecidas são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 17 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/