Barueri e Parnaíba ficam entre as 100 cidades mais inteligentes do País

Santana de Parnaíba foi destaque na categoria segurança (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Barueri e Santana de Parnaíba estão entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país. O dado foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems. Neste ano, o primeiro município citado alcançou a 59º posição e o segundo, a 52º. O levantamento, realizado com 700 cidades com mais de 50 mil habitantes, mapeia as que possuem maior potencial de desenvolvimento no Brasil. 

Em relação aos 11 eixos destrinchados no levantamento (mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, energia, governança e economia), Santana de Parnaíba conquistou o segundo lugar na categoria segurança, ficando atrás apenas de Balneário Camboriú (SC). 

Segundo o levantamento, o município parnaibano teve êxito pelo baixo número de homicídios (6,8 por 100 mil habitantes) e acidentes de trânsito fatais (4,5 por 100 mil habitantes) registrados. A cidade ainda conquistou o 19° lugar em tecnologia e economia, 22° em mobilidade e acessibilidade e 24° em educação. No ano passado, Parnaíba só apresentou resultados em tecnologia.

Barueri
Neste ano, Barueri se destacou no eixo economia. Isso porque a cidade chegou à sexta posição entre 100 municípios. Apesar disto, o resultado foi inferior ao do ano passado, em que conquistou a primeira posição. 

O município barueriense também obteve bom rendimento nas categorias tecnologia e inovação (11°), educação (13°) e governança (64°), sendo nesta última a única cidade entre as oito que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) a ter destaque.

Levantamento
O Ranking Connected Smart Cities está em sua quinta edição e é divulgado anualmente. Para a elaboração do levantamento são mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, conectadas, sustentáveis e demais artigos sobre o assunto. 

A partir disso, são estudadas todas as publicações e destrinchados os indicadores, fontes de informações e conceitos a fim de identificar a viabilidade de uso de cada conceito ou indicador em território nacional no nível municipal da informação.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 21 Outubro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário