Assinado por arquiteto renomado, Barueri projeta Parque da Juventude

Local será composto por diferentes áreas para a prática de esportes e até uma “praia” (Foto: Divulgação/Projeto Benedito Abbud)

No dia 25, o prefeito de Barueri Rubens Furlan se reuniu com o renomado arquiteto Benedito Abbud para apresentar o projeto do Parque da Juventude, que deve começar a ser construído no início do ano que vem na Chácara Marco. O equipamento ficará entre a Estrada dos Romeiros, Avenida Marco e Rua Tilápia e será nos moldes do Ibirapuera. 

Com 170 mil metros quadrados, o local contará uma grande infraestrutura de lazer, cultura e educação ambiental e trará o que há de mais moderno na área. "Para a concepção deste projeto, pensamos no que há de mais contemporâneo em termos de área de lazer. Também tivemos o cuidado de aproveitar o que o espaço já tinha, por exemplo, as áreas arborizadas. Integramos tudo isto ao nosso projeto", destacou Felipe Abbud, diretor executivo do escritório de arquitetura, à Folha de Alphaville.

Segundo Abbud, entre os destaques da proposta está a grande área gramada. "Ela poderá ser utilizada para diferentes funções, como eventos culturais, da prefeitura, entre outros. Um palco será construído neste local para ser utilizado quando preciso", disse. 

Está previsto ainda a construção de um playground molhado que será integrado a uma "praia". "Isto não tem nem em São Paulo. É um playground que solta jatos de água limpa e tratada em que as crianças poderão brincar em dias de calor. Ao lado, teremos uma praia, que na verdade será composta por um banco de areia, espaços para sentar, guarda-sol e coqueiros, para as pessoas aproveitarem", explicou.

Mais atrações
Ainda de acordo com o projeto, que a reportagem teve acesso com exclusividade, o parque terá um espaço para food truck, bicicletário e até um local reservado para a brincadeira dos pets.

Para quem gosta de atividade física, o projeto contempla a criação de uma pista para caminhada com piso emborrachado e uma ciclovia com 1.300 metros de extensão que percorrerá as extremidades do parque, uma academia ao ar livre com equipamentos de crossfit, campo de futebol nos padrões da Fifa e de rugby, skate park e quadras de areia e poliesportiva. 

"Essa área enorme que temos dará lugar a um parque municipal que será para toda a população, desde as crianças até os idosos. Além disso, teremos atividades culturais neste espaço como cinema ao ar livre, teatro e shows. Nos próximos dias, devemos iniciar o processo de contratação para a construção", disse Furlan.

Parque linear

Está previsto ainda a construção de um parque linear de 4,5 km de extensão, que ligará o Parque da Juventude ao Parque Municipal Dom José em Barueri. "Ainda está em estudo e a ideia é que façamos esta ligação por meio de um ciclovia e pista de caminhada para que as pessoas possam ir de um local ao outro. A ideia é integrar estas áreas de lazer da cidade, trazendo ainda mais conforto e qualidade de vida aos moradores", afirmou Felipe Abbud.​

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 14 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário