Sexta, 19 Abril 2024

Cidades

Assim como no país, Barueri apresentou queda na cobertura vacinal infantil

Em 2021 Cidades

Assim como no país, Barueri apresentou queda na cobertura vacinal infantil

Entre as nove principais vacinas para bebês e crianças até um ano completo, a Tríplice Viral teve a menor cobertura (73,17%)

Segundo a prefeitura, um dos fatores que colaboram para esta queda foi a pandemia de coronavírus (Foto: Karina Borges/Secom Barueri)

O Brasil tem registrado queda na cobertura vacinal infantil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, a cobertura vacinal da BCG, que previne formas graves de tuberculose, teve uma procura de 65,63%, ante 74,03% em 2020. Já a contra a poliomielite, teve cobertura de 66,62% no ano passado, contra 76,05% em 2020.

Barueri também enfrenta o mesmo cenário. De acordo com a prefeitura, em 2021, entre as nove principais vacinas indicadas entre o grupo de bebês e crianças até um ano completo, a Tríplice Viral teve a menor cobertura (73,17%), seguida por Hepatite B (73,6%) e Meningite (76,5%). A gestão explicou que os dados são parciais e sujeitos a alterações.

"A cobertura vacinal de Barueri apresenta-se baixa nas principais vacinas indicadas para as crianças até um ano completo. Em 2021, um dos fatores que colaboram para esta queda foi a pandemia de coronavírus. Além disso, atualmente, em virtude do próprio sucesso do Programa Nacional de Imunização, problemas de saúde pública do passado como poliomielite e sarampo, passaram não preocupar mais a população, pois deixaram de serem visíveis", disse a prefeitura. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/