Cidades

Após retroceder de fase no Plano SP, municípios reforçarão ações contra Covid-19

Pandemia Cidades

Após retroceder de fase no Plano SP, municípios reforçarão ações contra Covid-19

Barueri e Santana de Parnaíba estão entre as 62 cidades em estado de alerta pelo aumento de casos e internações

Barueri prorrogará testagem da população assintomática até o dia 11 no estacionamento do Ginásio José Corrêa (Foto: Robinson Alvarenga/Secom Barueri)

Nesta quarta-feira (2), passou a valer em todo o estado as regras da fase amarela do Plano de São Paulo para conter a propagação da Covid-19. O anúncio de regresso foi feito na segunda-feira (30) pelo governador João Doria, que também informou que 62 municípios estão em estado de alerta, após aumento de casos e internações. Barueri e Santana de Parnaíba estão nessa lista. 

O governo do estado fez uma reunião com gestores dessas cidades na terça-feira (1/12), pedindo a ampliação de testagem, rastreamento de casos confirmados e suspeitos, uso obrigatório de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas. 

Segundo a Prefeitura de Barueri, a cidade foi chamada por ter apresentado 20% de aumento no número de internações em uma semana. Além de retornar o funcionamento de estabelecimentos para a fase amarela, a gestão prorrogará a testagem da população assintomática até o dia 11 no estacionamento do ginásio José Corrêa (Av. Guilherme Perereca Guglielmo 1000). 

"Como Barueri não desmobilizou os leitos de Covid-19, não será necessário improvisar novas instalações de saúde. Sobre aglomerações, o município vai manter a fiscalização da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária e aposta na conscientização das pessoas", explicou a gestão. 

Já Santana de Parnaíba, segundo a prefeitura, intensificará as ações e campanhas de prevenção e combate ao coronavírus. "Sobre a reabertura dos hospitais de campanha, até o momento não está cogitada essa possibilidade", apontou. 

Casos da Covid-19

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (2), Barueri tem 9.056 casos confirmados da Covid-19 e 406 óbitos. Santana de Parnaíba, segundo dados da prefeitura, registrou 4.308 ocorrências positivas e 107 mortes nesta terça-feira (1), dados mais recentes. 

Fase amarela 

Com a mudança para a fase amarela do Plano São Paulo, lojas, shoppings, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias voltam a reduzir o horário de atendimento para até 10 horas e a capacidade de público em 40%.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 11 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/