Segunda, 29 Abril 2024

Cidades

Apesar de projeto, fios pendurados seguem sendo um problema em Barueri e Parnaíba

Queixa antiga Cidades

Apesar de projeto, fios pendurados seguem sendo um problema em Barueri e Parnaíba

Desde 2019 é feito um ordenamento dos cabos, segundo Enel

Ao percorrer as alamedas do bairro, a reportagem encontrou vários pontos com fios soltos (Foto: Graziela Costa/Folha de Alphaville)

Os anos passam e um problema segue sem solução em Alphaville, tanto do lado de Barueri como de Santana de Parnaíba: os fios pendurados em postes. 

Em setembro de 2019, a Prefeitura de Santana de Parnaíba anunciou um acordo com a Enel, a Associação Brasileira de Internet (Abranet) e a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) para a realização de um plano de ação para a retirada desses fios. 

Segundo a Enel, desde o ano citado, está em execução um projeto de ordenamento dos cabos de telecom em postes da concessionária da cidade. Mas esta não é a realidade apontada pelos moradores do bairro.

Questionados sobre as alamedas e avenidas com fios pendurados, as principais citadas foram a Av. Yojiro Takaoka e Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues. No lado de Barueri, os moradores mencionaram, principalmente, as Alamedas Rio Negro, Cauaxi, Mamoré e Grajaú. 

"Em todas as ruas e avenidas que andamos em Alphaville há fios pendurados, culpa da falta de fiscalização das prefeituras e dos prestadores de serviços de internet, tv a cabo", destacou um morador nas redes sociais. 

A Prefeitura de Santana de Parnaíba foi procurada para falar sobre o projeto de 2019, mas não retornou até o fechamento da edição. 

Ordenamento de cabos

De acordo com a Enel, a ação de ordenamento de fios citada anteriormente na matéria é realizada com a participação da empresa, operadoras de telecom e de associações, além dos departamentos de trânsito e iluminação pública de Parnaíba.

"Foram selecionadas as principais avenidas de Santana de Parnaíba e as operadoras seguem realizando o ordenamento dos cabos com as demais empresas que utilizam os postes da distribuidora", apontou. 

A concessionária destacou ainda que, no período de 2019 a 2022, "foram removidas mais de 4 toneladas de cabos de Santana de Parnaíba e também em Barueri e, somente este ano, removeu mais de 120 kg de cabos irregulares nos municípios", enfatizou. 

Fiação subterrânea 

A empresa responsável pela distribuição informou que há um projeto firmado com a Prefeitura de Barueri para o enterramento das redes de distribuição de energia elétrica em Alphaville. 

"Será feito enterramento das redes de distribuição de energia elétrica na rotatória da Alameda Rio Negro com a Alameda Araguaia, com previsão de conclusão das obras para o segundo semestre deste ano", destacou.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/