Cidades

Ambulatório para atendimento pós-Covid-19 será criado em Barueri

Especialidades Cidades

Ambulatório para atendimento pós-Covid-19 será criado em Barueri

 Local, que será montado em breve, terá equipe multiprofissional para tratar pacientes com sequelas da doença

Segundo secretário de Saúde, o ambulatório ficará alocado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Tupan (Foto: Divulgação/Secom Barueri)
Barueri terá um ambulatório com uma equipe multiprofissional para atendimento de pacientes com sequelas pós-Covid-19. Foi o que informou o secretário de Saúde da cidade Dionisio Alvarez com exclusividade à reportagem da Folha de Alphaville. Segundo ele, o local ficará alocado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Tupan.

"Nós estamos montando este ambulatório pós-covid para atender aqueles que tiveram problemas por conta da doença e que necessitam de acompanhamento. Vamos ter fisioterapeuta, médico clínico, cardiologista, neurologista, pneumologista. Provavelmente será na UBS do Tupan, pois temos umas salas que vamos direcionar para isso", revelou o secretário.

Segundo a prefeitura, a cidade anotou um aumento no número de pessoas que apresentaram sequelas após se curar da Covid-19.

Considerando amostra do monitoramento realizado pelas UBSs entre fevereiro a 23 de abril deste ano, houve uma alta de 300% das queixas em março em comparação ao mês de fevereiro.

"A sequela mais comum é a pulmonar, mas há também as neurológicas, motoras, cardiovasculares e de desordens emocionais e psiquiátricas. As faixas etárias mais afetadas são de 30 a 59 anos que concentram 66% dos casos monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde", apontou.

Até o fechamento da edição, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou sobre o assunto.

Atendimento
A Prefeitura de Barueri informou que já oferece assistência para pacientes que têm sequelas pós-Covid. Entre as especialidades, está o atendimento em clínica básica, pneumologia, serviço de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, cardiologia, neurologia e psiquiatria.

Segundo a gestão, os serviços especializados existem há muito tempo. A partir das novas necessidades de saúde por conta da Covid-19, os serviços e profissionais de saúde atualizam conhecimentos e práticas para qualificar a atenção em saúde necessária.

Ainda de acordo com a administração, é feito um monitoramento dos pacientes pelas equipes de saúde das UBSs que se responsabilizam pela atenção e direcionamentos necessários.

"Durante 30 dias após notificação de suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19, são feitas ligações telefônicas a cada dois dias por enfermeiros, psicólogos e equipe multiprofissional para estes pacientes. Havendo necessidade, também são encaminhados para exames e o acompanhamento de especialistas", destacou a gestão. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 06 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/