Tradição portuguesa é resgatada em restaurante de São Roque

jornal-barueri-site
Evento na Quinta do Olivardo recria costume de enterrar garrafa de vinho e resgatá-la após 6 meses
Localizada em São Roque (Estrada do Vinho, km 4), a adega e restaurante Quinta do Olivardo, realiza no dia 21 de setembro o jantar do Vinho dos Mortos. O evento acontece todo o terceiro sábado do mês. 

No encontro, participantes podem enterrar uma garrafa de vinho, preencher uma ficha informando o lote e a data em que ela será depositada e, após 6 meses, voltam para resgatá-la.

Para deixar o ambiente no clima das casas do século XIX, o local fica iluminado apenas com tochas e velas, onde os visitantes também podem desfrutar do serviço de restaurante e apreciar clássicos da música portuguesa com a interpretação ao vivo de uma fadista.

A prática surgiu em Portugal no ano de 1807, quando o país foi invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte, levando os portugueses a enterrarem seus bens, incluindo garrafas de vinho. Posteriormente, com a saída dos soldados franceses, os lusitanos recuperaram suas propriedades e desenterraram os vinhos.

Embora esperassem encontrar a bebida estragada, foram surpreendidos pelo sabor realçado. Surgiu daí a expressão "vinhos dos mortos". "O vinho dos mortos que alegra os vivos", diz Olivardo Saqui, proprietário do restaurante que resgata essa parte da história.

A bebida pode ser apreciada com o Bacalhau à Moda da Casa, com lombo de bacalhau, batata dourada, brócolis, cebola, couve, ovo cozido, pimentão vermelho, alho e azeitonas (R$206) ou acompanhada pelo Arroz com Sardinhas, com sardinhas portuguesas ao molho de tomates, louro cebolas, alho azeite, vinho branco e arroz (R$94). Ambos servem duas pessoas. Telefone (11) 4711-1100. 

Veja mais notícias sobre Caderno A.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 14 Dezembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário