Autos

Nova Fiat Toro estreia motor turbo flex mais potente e moderno

Autos

Nova Fiat Toro estreia motor turbo flex mais potente e moderno

O motor Turbo 270 da Nova Toro é resultado da grande evolução no downsizing em propulsores 

O motor Turbo 270 da Nova Toro é resultado da grande evolução no downsizing em propulsores. (Foto: Divulgação/Fiat)

Reconhecida por seu design, robustez e conforto, a Nova Fiat Toro apresenta também uma grande evolução tecnológica. Um dos pilares de seu desenvolvimento atual, a picape ganhou itens que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento.

Motor

Atendendo a requisitos globais de mercado e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), o motor Turbo 270 da Nova Toro é resultado da grande evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência. Além disso, ele oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm, garantindo uma condução segura e, principalmente, prazerosa da Nova Toro.

O motor Turbo 270 é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores de excelente performance. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

Tecnologia

Uma das tecnologias mais importantes no veículo é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.

Com sua tecnologia, o ADAS oferece os seguintes recursos:

AEB – Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking)

Por meio da câmera posicionada na dianteira do veículo, o equipamento detecta a distância do carro da frente. Se o espaço se tornar criticamente curto, o AEB avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio, mas perceptível:

– Se o sistema detectar que o motorista não aplicou força de frenagem suficiente, ele aumenta a pressão no freio para o nível necessário a que o motorista possa tentar parar o veículo antes que ocorra uma colisão;

– Para isso, o sistema calcula continuamente o grau de desaceleração do veículo necessário para evitar a colisão;

– Se o motorista não reagir ao risco imediato de colisão e a tecnologia determinar que uma colisão traseira é inevitável, o equipamento pode frear totalmente a picape;

– Como resultado, o sistema evita a colisão ou reduz significativamente a velocidade do veículo quando ocorre a colisão, diminuindo a gravidade do acidente para os passageiros dos carros envolvidos. 

AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High Beam)

Montada no espelho retrovisor da Nova Fiat Toro, uma câmera detecta várias formas de luzes, incluindo faróis, luzes traseiras e luz ambiente das cidades, que atua da seguinte forma no sistema:

– Ao invés de ligar e desligar os faróis manualmente pelo motorista, o sistema analisa essas informações para determinar quando acender ou apagar os faróis altos;

– Se a câmera detectar faróis ou luzes traseiras se aproximando, o sistema desliga os faróis altos, e vai reacendê-los novamente quando essas luzes se apagarem, sem atrapalhar o motorista que trafega, por exemplo, no sentido contrário da pista;

LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)

O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem:

– Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao condutor que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção;

– O algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 25 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/