Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Prepare-se para as Olimpíadas: 6 curiosidades de Tóquio

cidade-toquio
Listamos algumas dicas e curiosidades preciosas para você já entrar no clima olímpico. (Foto: Divulgação)

Falta pouco para as Olimpíadas 2020 em Tóquio e já é hora de se preparar para o evento que promete muita emoção, organização e tecnologia.

Se você está em busca de gastronomia, design, tecnologia, arte, moda, arquitetura ou natureza, o Japão deve ser o seu destino, e Tóquio pode ser uma inesquecível porta de entrada. Listamos algumas dicas e curiosidades preciosas para você já entrar no clima olímpico.

Tóquio não é uma cidade!

Essa é uma confusão muito frequente com relação à capital japonesa. Tóquio tem uma designação bastante peculiar, sendo uma mistura de cidade com província.

O que entendemos como Tóquio é a Região Metropolitana de Tóquio, que conta com 23 distritos autônomos (todos com status de cidade). Cada cidade é comandada por um prefeito eleito, enquanto quem administra toda Tóquio é um governador.

Dinheiro vivo ou cartão de crédito?

Apesar de ser uma cidade altamente tecnológica, boa parte das transações são feitas com dinheiro vivo. Então, para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta no restaurante, ande sempre com notas e moedas no bolso. 

Uma opção para quem não gosta de andar com dinheiro vivo é comprar um IC Card, cartão recarregável usado tanto no metrô e no ônibus quanto como meio de pagamento em alguns estabelecimentos.

Atenção: a prática da gorjeta não existe no Japão! Inclusive, isso pode ser considerado falta de educação.

Como é o transporte?

Em dias normais, as estações de Tóquio recebem normalmente cerca de 20 milhões de passageiros, bem próximo ao limite. Para as Olimíadas, o governo estima que 10 milhões de turistas visitem o país. Isso certamente causará grande impacto no transporte público, que já é conhecido por ser lotado. 

Apesar de cheio, o transporte é muito eficiente e, inclusive, possui vagões especiais para mulheres. 

Outro ponto importante de mencionar é a questão do silêncio. Os japoneses são extremamente silenciosos e em lugares como o metrô ou nos trens, é proibido usar o celular para fazer ligações.

É proibido fumar?

Um dos grandes contrastes que se nota em todo Japão são as leis em relação ao tabaco. Enquanto em algumas ruas e parques é proibido fumar, há lugares, como os restaurantes, onde a medida não se aplica. O lance é ficar mesmo atento às sinalizações.

Para as Olimpíadas, o governo anunciou que não será permitido fumar em nenhuma das instalações esportivas, que não contam sequer com espaço para fumantes. "A Tóquio-2020 almeja deixar um legado de saúde pública aprimorada para o país como um todo." diz a nota. 

Acesso à internet é indispensável 

Não é fácil achar um endereço em Tóquio. Nas ruas principais até existem placas com mapas que ajudam a se localizar, mas a melhor opção é adquirir um chip com internet.

Se você quiser fugir da rota turística nas redonzedas, a melhor alternativa é mesmo o smartphone. Vale adquirir o chip internacional MysimTravel, que pode ser ativado no Brasil e é válido em mais 200 países. 

Não esqueça do visto!

No início do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro isentou os japoneses de visto para o Brasil. Entretanto, a medida não é recíproca. Ou seja, os brasileiros ainda precisam correr atrás do visto para conseguir entrar no Japão. 

É preciso preencher um formulário, comprovar rendimentos, ter cópias da passagem e ainda apresentar às autoridades o cronograma da viagem, do dia de entrada até a saída. Além disso, é preciso pagar uma taxa.  Portanto, programe-se com antecedência! 

Veja mais notícias sobre Turismo.

Veja também:

 

Comentários: 1

Camila Barros em Sexta, 31 Janeiro 2020 17:39

Esse conteúdo é plagiado do texto do Celestino. Como um jornal vocês deveriam ter a decência de escrever no minimo produzir algo original.

É o famoso copia mas não faz igual. https://www.celestinodesp.com.br/novidades/olimpiadas-2020-no-japao-6-coisas-que-voce-precisa-saber/

Sempre li as matérias, não voltarei a ler.

Esse conteúdo é plagiado do texto do Celestino. Como um jornal vocês deveriam ter a decência de escrever no minimo produzir algo original. É o famoso copia mas não faz igual. https://www.celestinodesp.com.br/novidades/olimpiadas-2020-no-japao-6-coisas-que-voce-precisa-saber/ Sempre li as matérias, não voltarei a ler.
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 01 Junho 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário