Conheça 5 pontos turísticos alternativos para viver a magia do Peru

Uros-2-min-e1570810346725
Ainda que estejam fora dos roteiros mais famosos, esses e muitos outros pontos turísticos do Peru podem ser visitados com facilidade

Quer conhecer alguns pontos turísticos do Peru, porém fugindo um pouco daquelas dicas já batidas e velhas conhecidas da internet? Acompanhe a lista preparada pela Machu Picchu Brasil, repleta de atrações menos conhecidas porém repletas da magia peruana:

1. Chan Chan: a maior cidade de barro do mundo 

Antes de tudo, se você quer visitar um lado místico e mágico do Peru e que pouca gente conhece ainda, então a dica é montar um roteiro pelo Norte do país. Afinal, regiões como Chiclayo e Trujillo são verdadeiros tesouros intocados da história e da cultura andina.

Para se ter uma ideia melhor, há sítios arqueológicos igualmente incríveis e ainda mais antigos do que Machu Picchu, habitados no passado por culturas milenares como a civilização moche.

Um desses pontos turísticos do Peru e que faz parte de roteiros pouco conhecidos é a inacreditável Chan Chan, considerada a maior cidade de barro do mundo. Ela data do século IX e estima-se que chegou a abrigar mais de 100 mil pessoas e ser o principal centro político do antigo império Chimú.

Até hoje, as construções de adobe, estátuas gigantes e muros com desenhos se mantêm em pé de forma inacreditável, o que rendeu ao monumento o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

2. Mercado das Bruxas: um dos mais misteriosos pontos turísticos do Peru

É inevitável viajar para o Peru e não sentir a energia única daquela terra. No entanto, quando o assunto é magia, nenhum outro ponto turístico desse país é tão místico quanto o Mercado das Bruxas, em Chiclayo, também no Norte.

Sem dúvidas, é uma das principais atrações da cidade e se destaca pela infinidade de objetos, peças, amuletos, folhas e raízes de todos os tipos que, normalmente, são utilizadas para fins espirituais, medicinais e religiosos.

Isso se explica pela forte influência da cultura amazônica presente na região, com tradições indígenas que se mantêm vivas até hoje e se misturam com costumes e crenças dos povos antigos da região. Um passeio fascinante e mágico pelo que há de mais original no Peru.

3. Ponte Q'swachaka: a última ponte Inca ainda em uso no Peru

Para quem busca um pouco mais de adrenalina, mas não abre mão de se aprofundar sobre a cultura e as tradições incas, essa pode ser a dica perfeita. Anunciada como um dos novos roteiros pela prefeitura de Cusco, a Ponte Q'swachaka é, sem dúvidas, um dos pontos turísticos do Peru que merecem ser visitado nos últimos anos.

Bom, indo direto ao atrativo, essa ponte é destruída e reconstruída todos os anos pelos povos locais, mantendo a tradição milenar ensinada pelos antigos habitantes. Porém, não é só isso! Tudo é feito de forma manual e utilizando um capim comum na região.

As etapas são religiosamente seguidas pelos participantes: as mulheres participam tecendo as cordas, enquanto os homens as amarram em uma altitude de arrepiar. O evento ocorre em junho, quando há festas e cerimônias para o desmonte e substituição da ponte. No entanto, durante todo o ano é possível visitá-la também!

4. Uros: as ilhas flutuantes do Lago Titicaca 

Entre os pontos turísticos do Peru, não podemos deixar de destacar também as fantásticas ilhas flutuantes de Uros, no Lago Titicaca.

Afinal, muito além da paisagem única e da arquitetura típica das casinhas e embarcações de palha, esses atrativos carregam um verdadeiro peso cultural e histórico do povo andino. A origem das ilhas flutuantes se dá a partir dos conflitos do povo local com os incas. A única solução foi, então, construir essas "plataformas" e para viverem isolados sobre as águas do lago.

O material utilizado para a construção das ilhas, casas e barcos é a totora, uma espécie de planta aquática comum na região e que precisa ter uma manutenção frequente dos habitantes locais para que permaneça boiando.

5. Cajamarca: a cidade da queda do imperador Inca 

Considerada o palco da invasão espanhola que definiria o fim do império Inca, Cajamarca hoje é um dos pontos turísticos do Peru que deve constar em qualquer roteiro daqueles que amam história e cultura.

Além da fabulosa Plaza de Armas, com sua imponente catedral e variados comércios, restaurantes e hotéis, a região ostenta fantásticos sítios arqueológicos incrivelmente conservados, como as Ventanillas de Otuzco (uma necrópole pré-inca), além dos famosos Baños del Inca, local preferido do Imperador Atahualpa. Simplesmente imperdível, arrepiante e pouco conhecido!

E como visitar esses pontos turísticos do Peru ainda pouco explorados?

Ainda que estejam fora dos roteiros mais famosos, esses e muitos outros pontos turísticos do Peru podem ser visitados com facilidade. Pelo menos para quem viaja com a Machu Picchu Brasil, a única agência de viagens brasileira que se dedica 100% ao turismo andino, com foco no que há de mais incrível e original na cultura desse país.

Veja mais notícias sobre Turismo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 16 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário