Medicina Integrativa: Alunos da UNIP Alphaville desenvolvem fitoterápicos para alívio das dores
O cultivo das ervas medicinais é feito na própria Universidade
Os alunos da UNIP Alphaville, dos cursos de Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia estão produzindo fitoterápicos para oferecer conforto e alívio a pessoas com dores musculoesqueléticas. De acordo com a Universidade, o projeto deve ser ampliado futuramente para atender a população de Santana de Parnaíba, onde a Universidade está localizada.
A ação é resultado de uma iniciativa multidisciplinar, por meio do Projeto Horta. Em 2024, alunos de Medicina e Nutrição iniciaram o cultivo de ervas medicinais na área de plantio da universidade, coordenado pela professora doutora Patrícia Pereira Alfredo. Já no mês de fevereiro de 2025 foram realizadas as primeiras colheitas de arnica, hortelã, boldo, guaco, capim-santo e alecrim, que são utilizadas na produção de emplastros e infusões.
As plantas passam por processo de triagem, higienização e secagem em estufas laboratoriais. As formulações de creme e gel à base de arnica, testadas e regulamentadas pela ANVISA, foram encaminhadas para análise microbiológica e físico-química.
Atendimento, avaliação e tratamento
Os estudantes também realizam atendimento a 20 colaboradores da UNIP Alphaville, com triagem de dores, diagnóstico clínico, avaliação psicológica, nutricional e fisioterapêutica. Os pacientes também passam por coleta de sangue, exames laboratoriais, prescrição de metas alimentares e sessões de fisioterapia. O tratamento com a aplicação dos fitoterápicos é realizado três vezes por semana. Mais informações podem ser consultadas pelo site.